quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tribulação e a Vida Cristã

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente. (2 Coríntios 4:17)

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, a paciência a

experiência e a experiência a esperança. (Romanos 5:3-4)

Amados, não é de hoje que vemos, ouvimos e muitas vezes somos aflingidos por tribulações, mas afinal, o que é tribulação ? Qual o seu significado em nossas vidas ? Como vencê-las e superá-las ?

A palavra tribulação significa (do latim tribulatio.onis - aquilo que pesa, carga, peso), significa aflição, tormento, dor, infelicidade, amargura, adversidade, entre outros atributos...

Tribulação é um treinamento através do qual Deus aperfeiçoa o caráter do crente, fortalecendo sua fé, pois desenvolve o exercício da paciência e da experiência para enfrentar os obstáculos da vida. A tribulação é um processo que ninguém gostaria de passar. Quando somos afligidos, e provados, sentimos dor e entramos em desespero, ou seja, a vida muda por completo. 

Como Paulo nos diz, é em meio as tribulações que somos provados e aprovados, assim Deus nos avalia, sobre todos os aspectos e áreas de nossa vida.

O apóstolo Paulo, nesta carta aos Romanos, nos revela que apesar do sofrimento, a tribulação nos leva a algo mais, a chegarmos ao centro da vontade de Deus, ao patamar que Ele nos quer. Bom seria se não precisássemos passar por elas, mas, um dia ela chega, bate em nossa porta, não pede licença para entrar e as vezes, ficamos sem entender e compreender, quais os motivos.

Deus muitas vezes permite o sofrimento para manifestação da sua gloria e para provar nossa fé; as vezes, para nós mesmos e para os outros como é o caso de Jô. (Jô. 9.1-3 e João 9.1-3).

Sabendo que a Tribulação produz a Perseverança. O que é ser perseverante ?
Perseverança, é uma ação é uma qualidade de quem é firme, constante, persistente. Quando o apóstolo Paulo, diz que atribulação produz em nós a perseverança, ele queria dizer, não importa, o tamanho do seu sofrimento, seja perseverante, confia em Deus, Ele vai te ajudar.

A pessoa que é perseverante é firme. Mas, qual é a base da nossa perseverança? A base é Jesus, Ele é o nosso alicerce.

Jesus disse para Pedro: Sobre está pedra edificarei a minha igreja. (Mt 16:18). Jesus estava dizendo: Todos que buscarem a minha palavra estarão seguros.

Jesus, Ele é a rocha inabalável, então, se você está sendo provado e está passando por tribulações é sinal que você está sendo provado e aperfeiçoado pelo Senhor.

Tantas vezes em nossas vidas, nos encontramos em momentos de dificuldades tão intensas e sombrias que parece ter Deus nos esquecido ou esquecido de Sua promessa para conosco. Nós vemos na tribulação um obstáculo para atingirmos a nossa benção e mergulhamos muitas vezes em depressão, porque pedimos que Deus nos tire da tribulação e parece que Ele não nos ouve.

Contudo, o Apostolo Paulo escreveu esta carta aos crentes romanos que padeciam muitas perseguições, carta esta inspirada pelo Espírito Santo e portanto fala conosco hoje também "...nos gloriamos na Tribulação...", que significa: "nos alegramos na tribulação".

Serão então as tribulações, um mal para nossa vida cristã? Se são, então por que Deus as permite?

Amados, o que eu vou dizer pode chocar a muitos, mas, as tribulações são uma benção.

A tribulação produz perseverança. A perseverança nos aperfeiçoa

Tiago em sua carta, no capítulo 1º, versículos 3 e 4, fala sobre o mesmo tema e se aprofunda nele dizendo que a perseverança nos aperfeiçoa, isto quer dizer, que apenas e unicamente através das tribulações, somos aperfeiçoados para que cheguemos à medida perfeita da estatura de Cristo, Nosso Senhor.

O Senhor Jesus disse a Paulo "Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza", e, é quando chegamos aos nossos limites que nossa vaidade e orgulho se quebram e nós recorremos Àquele que é poderoso para nos salvar. Então, com nosso ego despedaçado, Deus pode agir em nossa vida, moldando-nos conforme a sua vontade, e ensinando-nos a confiar somente n`Ele, conhecendo a Sua voz e seguindo-o pelos desertos até nossa Canaã celestial.

Perseverança é sinônimo de "constância" e "firmeza", ambos atributos que têm faltado muito em nossos dias, porque justamente fraquejamos na hora da tribulação e pedimos a Deus alívio para o sofrimento, ao invés de aceitar a Sua Vontade e Sabedoria.

Devemos pedir forças para vencer a tribulação e confiar que Deus em Sua infinita misericórdia nos atenderá. Lembremos o que Jesus no ensinou "neste mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33). Tenhamos sempre em nossa mente que a tribulação é permitida por Deus para nos provar e fazer-nos crescer, fazer-nos constantes e firmes na fé, aceitemo-la e prossigamos firme para o alvo, correndo com perseverança a carreira que nos foi proposta. (Hebreus 12:1)

Para nossa meditação, uma pequena parábola.

No princípio o fazedor de lápis falou ao lápis dizendo:

Precisas saber cinco coisas antes que eu te mande ao mundo. Lembre-as sempre e tornar-te-ás no melhor lápis que podes ser, isto poderá ser sua salvação.

PRIMEIRO

Serás capaz de fazer grandes coisas, mas apenas se permitires ser seguro pelas mãos de alguém, isto poderá ser sua salvação.

SEGUNDO

De tempos em tempos experimentarás cortes doloridos, mas isto é necessário para que te tornes um lápis melhor, isto poderá ser sua salvação.

TERCEIRO

Tens a habilidade para corrigir qualquer erro que possas cometer, isto poderá ser a salvação de outros.

QUARTO

O mais importante em ti será sempre o que está dentro.

QUINTO

Tens de continuar escrevendo em qualquer condição. Deves sempre deixar uma marca clara e legível, não importa o quão difícil seja a situação.

O lápis compreendeu, prometendo lembrar, e foi para a caixa ciente do desejo do seu criador.

Transpondo esta para nossa vida: lembre-as sempre e nunca te esqueças, e tornar-te-ás a melhor.

1 -Seremos capazes de grandes coisas, mas, somente se permitirmos ser sustentados pelas mãos de Deus e deixarmos que outros se aproximem para partilhar dos muitos dons que recebemos.

2 -De tempos em tempos experimentaremos sofrimentos profundos, ao enfrentar os vários problemas, mas isto será necessário para nos tornarmos fortes e perseverantes.

3- Seremos capazes de corrigir os nossos erros guiados por Deus, e crescer com eles.

4- O mais importante será sempre o que está dentro de nós, em nossos corações, a palavra de Deus (Salmos 119:11).

5 - Por onde andamos, deixamos nossas marcas. Não importa a situação, devemos continuar servindo a Deus em tudo, pois em tudo dai graças (I Tessalonicenses 5:18).

Todo mundo é como um lápis... Feito pelo Criador com um propósito único e especial. Compreender e lembrar permite-nos continuar a vida com significado no coração e na relação diária com Deus.

Que a Graça de Crito abunde mais e mais em nossas vidas e fale melhor em cada coração. Amém!

J.B