sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

A Maravilha que se Revela aos Olhos que Querem Ver

 A Palavra de Deus nos convida a abrir os olhos e contemplar a maravilha da Sua presença em nossas vidas. Através do Salmo 118, do Evangelho de João e de Lucas, somos chamados a reconhecer a ação divina, a abundância da graça e a urgência do chamado à paz.

O Salmo 118, em sua jubilosa exclamação – "Foi o Senhor que fez isto, e é maravilhoso aos nossos olhos" – nos recorda que a mão de Deus está presente em cada detalhe da criação, em cada vitória, em cada bênção. Assim como o salmista reconheceu a obra do Senhor e se maravilhou, somos convidados a fazer o mesmo. Mas, para isso, precisamos abrir os olhos da fé e contemplar a realidade com um olhar atento, buscando a presença divina em tudo que nos cerca.

No Evangelho de João, vemos os discípulos lançando as redes ao mar, a pedido de Jesus. "Lançai a rede à direita do barco e achareis." E a rede se encheu de peixes, a ponto de não poderem puxá-la! Que imagem poderosa da abundância que Deus nos oferece! Mas, assim como os discípulos, muitas vezes lançamos nossas redes para o lado errado, buscando a felicidade em lugares vazios e nos esforçando em vão. A Palavra de Deus nos orienta, nos guia para as águas profundas da vida, onde a graça e a bênção transbordam.

Por fim, o Evangelho de Lucas nos apresenta Jesus chorando sobre Jerusalém. "Ah! Se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence!"  Jesus se compadece da cidade que não reconhece o tempo da sua visitação, que se fecha para a paz que Ele oferece.  Assim como Jerusalém, quantas vezes nós também nos fechamos para a graça de Deus, buscando a paz em caminhos tortuosos que só nos afastam da verdadeira felicidade?

A dialética divina se manifesta nestes três textos. Vemos a maravilha da ação de Deus, a abundância da Sua graça e a tristeza diante da recusa do Seu amor. A sinergia entre esses ensinamentos nos revela o real sentido da vida com Deus: abrir os olhos para a Sua presença, lançar as redes na direção certa e acolher a paz que Ele nos oferece.

A homilética nos impulsiona a aplicar essa mensagem em nossas vidas. Que possamos, a partir de hoje, cultivar um olhar de fé, buscando a Deus em todas as coisas. Que tenhamos a coragem de lançar as redes na direção que Ele aponta, confiantes na Sua providência. E que, acima de tudo, abramos nossos corações para a Sua paz, reconhecendo que só Nele encontramos a verdadeira felicidade.

Que a maravilha da presença de Deus se revele em nossas vidas, guiando nossos passos e nos conduzindo à plenitude da vida em Cristo.

Amém!!

J.B

Nenhum comentário:

Postar um comentário