Certo dia, um menino nascido e criado em um lar Cristão, teve um sonho, no qual, uma voz lhe dizia: “A porta da Graça se fecha”. De início não entendeu, pois tinha apenas 07 anos. Ao contar o referido sonho aos seus pais, em seguida ao pastor, lhe falaram que se tratava do chamado de Deus em sua vida.
Os anos passaram e o menino crescia no ensino da Palavra de Deus. Já rapaz, teve muitas experiências com Deus, pois cada dia se envolvia com a obra do Senhor, pois tinha em seu coração o desejo de trabalhar na ceara do Senhor, tendo sempre em mente o que Jesus disse: “Grande é a ceara e poucos os ceifeiros”.
Com alguns irmãos da Igreja, começou o estudo profundo da Bíblia, em seguida a evangelizar; algo que lhe dava muito prazer, pois falar de Jesus lhe realizava.
Como acontece com todos que se empenham em fazer a vontade de Deus, o diabo se levantou grandemente, conseguindo separar os irmãos, primeiro acabando com o grupo de evangelismo, em seguida com o estudo da Bíblia. Com isso, o rapaz passou a trilhar um caminho solitário.
Certo dia, o rapaz teve um sonho, no qual Deus lhe dissera que levaria o seu pai e que o rapaz não choraria, pois assim Deus o dissera.
Algum tempo depois, veio à faculdade e já não havia mais tempo para as coisas de Deus, pois os afazeres e os estudos preenchiam todos os espaços de sua vida, com isso, veio o afastamento da Igreja. O rapaz começou a trilhar um caminho distante da vontade de Deus, mas ao mesmo tempo, sem perder o temor (Igreja de Laodicéia - Apocalipse 3:14-22).
O tempo passava e o rapaz já não se lembrara do sonho, quando um dia, enquanto estudava, seu pai veio a falecer. Algo Deus começava a mudar, pois tudo ocorrera exatamente igual ao sonho que tivera até mesmo as roupas e pessoas.
Passando pouco mais de um ano, novamente o plano de Deus entra em ação, pois em seu caminho Deus põe um irmão amoroso, crente e fiel companheiro para juntos caminharem. Veio o renovo Espiritual, os Dons e então o altar outrora destruído, foi restaurado, o vaso refeito nas mãos do oleiro. Então Deus começa a agir grandiosamente através do rapaz, pessoas afastadas se reconciliam, almas se entregam ao Senhor, irmãos fracos e desanimados são renovados e recebem os Dons Espirituais; o servir a Deus passa a ser novamente o centro de sua vida.
Orava sempre ao Senhor para que lhe mostrasse em sonho ou visão, o que mostrou a Daniel e João, tanto o arrebatamento como os Céus, pois para ele, uma coisa é crê no que se escreveu ou ouviu, outra muito melhor, seria contemplar com os seus olhos. Deus em seu infinito amor lhe concedeu os pedidos, em sonho mostrou o arrebatamento e enquanto orava no monte, mostrou-lhe os Céus e seu exército de anjos.
Certo dia enquanto dormia Deus lhe revelou em sonho que o seu tempo na Igreja em que congregava desde criança, havia chegado ao fim e que estava lhe abrindo outra porta. Sem hesitar foi para onde o Senhor lhe mandara, sendo ali bem recebido.
Com o passar do tempo, assim como aconteceu com Paulo, Deus lhe diz que é chegado o tempo de separar-se de seu amigo-irmão, pois esta era a vontade do Senhor em suas vidas e como promessa, logo se cumpriu.
Passados alguns anos, as lutas, aflições e problemas, novamente fizeram o rapaz esquecer todas as experiências maravilhosas vividas com o Senhor, envolvido com seu trabalho, profissional dedicado, já não buscava a Deus com tanto afinco, pois tudo corria bem, as finanças ajustadas, faculdade concluída, um bom emprego, carro e casa, sonho todo mundo, mas esta não era a vontade de Deus para a vida do rapaz. Então quando tudo estava perfeito aos olhos humanos, veio à tempestade, a fortaleza ruiu, os sonhos se frustraram e o que era alegria, tornou-se pranto.
O jovem então voltou a buscar o Senhor e clamar por misericórdia, pois a situação estava fora de controle, não havia mais saída, todas as portas se fecharam e Deus em seu infinito amor lhe responde: “A minha graça te basta (2 Coríntios 12:9), porque Eu estou no controle de todas as coisas, sou o dono do ouro e da prata, abro porta e ninguém fecha, fecho porta e ninguém abre, sou princípio, meio e fim. Eu castigo a todos quanto amo”. Foi então que o jovem reconheceu que os planos de Deus são perfeitos e que vai além de nossa imaginação, mas para isto é necessário humilhar-se na presença de Deus e aprender a depender completamente dEle, pois assim Cristo nos ensinou “Buscai primeiro o reino Deus, e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
Talvez você esteja passando por esta mesma situação e que muitas vezes, tenha pensado em desistir, mas eu te digo: “Não desista de lutar, mesmo chorando, muitas vezes sem palavras para expressar ou mesmo as lágrimas secarem, há um Deus que tudo pode um Deus que é onisciente, onipotente e onipresente, Deus que criou os céus e a terra, o Deus que te formou e escolheu mesmo antes de nascer, Ele está a te contemplar, está a te ouvir e a enxugar suas lágrimas, pois no tempo dEle, sua sorte mudará. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30:5).
Medite: Habacuque 3:17-19 e Romanos 8:35-39
Que Deus nos abençoe e faça resplandecer o seu rosto sobre nós. Amem !
João Batista
sexta-feira, 7 de maio de 2010
terça-feira, 4 de maio de 2010
Deus quer te salvar !
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, nem o Seu ouvido agravado para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus, e o vosso pecado encobre o Seu rosto de vós para que vos não ouça.”(Is.59:1,2)
Gostaria de lhe dizer, amigo leitor, que de todos os que estão na rede agora, você está tendo o maior de todos os privilégios. Muitos estão apenas navegando por curtição, outros por negócio, outros por curiosidade, mas seja por qualquer motivo que tenha te levado a abrir esta mensagem, você pode receber o que talvez ninguém esteja buscando neste momento: o perdão dos pecados, a vida eterna com Deus. O Senhor está te dando uma grande oportunidade, está te oferecendo uma grande salvação na pessoa do Seu Filho Jesus. Ele quer te salvar. E se Ele quer te salvar está claro que você precisa de salvação.
O versículo acima citado nos fala do desejo e prontidão de Deus em salvar o homem. Sua mão tão bondosa está estendida para te salvar, e Seu ouvido está aberto para te ouvir. Sim, o Senhor está pronto para te salvar, mas há um grave problema: o seu pecado, ele te afasta de Deus. Deus quer ter comunhão com você, porém o teu pecado faz separação entre você e Deus. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”(Rm.3:23) Talvez você esteja perguntando: “Mas que pecado é este que cometi?” Caro leitor, Deus não está falando de algum pecado específico teu, mas simplesmente da tua condição de pecador. “Teu pecado” está se referindo à tua natureza pecaminosa, que habita em todos nós pecadores. E a tua natureza pecaminosa tem te afastado do Senhor, porque Ele não pode ter comunhão com o pecado, sendo Ele um Deus Santo e Puro. E se você continuar assim com o teu pecado, sem se preocupar com sua situação diante de Deus, permanecerá sem esperança, sem vida e estará para sempre longe de Deus em sofrimentos eternos. Você quer isso para a sua vida? Sei que você não quer. É por isso que Deus lhe avisa. “Arrependei-vos e crede no Evangelho.”
A porta da graça ainda está aberta para você. A mão do Senhor ainda está estendida para te salvar, e Seu ouvido ainda está aberto para ouvir sua confissão de arrependimento. Mas até quando Deus te esperará? Ninguém sabe até quando. Por isso “HOJE, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração”(Hb.3:15). Deus te convida para que você tenha vida eterna, pela fé no Senhor Jesus Cristo, Seu Filho. “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”(At.4:12) Talvez você goste de ouvir falar de Deus e da Bíblia, de Jesus e dos caminhos eternos, mas não se contente com isso. VOCÊ PRECISA SABER PARA ONDE VAI QUANDO PARTIR DESTE MUNDO! Deus quer lhe dar esta confiança e por isso está pronto para te salvar. Mas o teu pecado tem impedido que você tenha vida com Ele. Saiba que para que você pudesse ter vida eterna, Deus mandou Seu Filho a esse mundo para morrer por nós pecadores (I Tm.1:15). E sendo o pecado o causador de sua separação com Deus, Cristo Jesus recebeu sobre Si mesmo todos os nossos pecados na cruz. O problema já foi solucionado pelo Senhor Jesus. Agora, para que você goze deste perdão e purificação, é necessário você crer que o castigo que você merece já caiu sobre o Santo Filho de Deus na cruz. É confiando que o Senhor Jesus morreu no teu lugar.
Abra o seu coração e deixe que o Senhor Jesus rompa esta terrível barreira que te separa de Deus: o pecado. Ele já levou sobre Si os pecados do mundo inteiro, e os seus também. Mas para que haja perdão completo na sua vida, você precisa reconhecer seus pecados e crer no nome do Unigênito Filho de Deus, que morreu para te dar vida. Deus quer te salvar. E você quer ser salvo, ou quer permanecer condenado? Creia no Senhor Jesus como o teu Salvador.
Ao findar o labor desta vida, quando a morte ao teu lado chegar, que destino há de ter a tua alma? Qual será no futuro teu lar? ...HOJE Cristo te quer libertar.”
João Batista
Gostaria de lhe dizer, amigo leitor, que de todos os que estão na rede agora, você está tendo o maior de todos os privilégios. Muitos estão apenas navegando por curtição, outros por negócio, outros por curiosidade, mas seja por qualquer motivo que tenha te levado a abrir esta mensagem, você pode receber o que talvez ninguém esteja buscando neste momento: o perdão dos pecados, a vida eterna com Deus. O Senhor está te dando uma grande oportunidade, está te oferecendo uma grande salvação na pessoa do Seu Filho Jesus. Ele quer te salvar. E se Ele quer te salvar está claro que você precisa de salvação.
O versículo acima citado nos fala do desejo e prontidão de Deus em salvar o homem. Sua mão tão bondosa está estendida para te salvar, e Seu ouvido está aberto para te ouvir. Sim, o Senhor está pronto para te salvar, mas há um grave problema: o seu pecado, ele te afasta de Deus. Deus quer ter comunhão com você, porém o teu pecado faz separação entre você e Deus. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”(Rm.3:23) Talvez você esteja perguntando: “Mas que pecado é este que cometi?” Caro leitor, Deus não está falando de algum pecado específico teu, mas simplesmente da tua condição de pecador. “Teu pecado” está se referindo à tua natureza pecaminosa, que habita em todos nós pecadores. E a tua natureza pecaminosa tem te afastado do Senhor, porque Ele não pode ter comunhão com o pecado, sendo Ele um Deus Santo e Puro. E se você continuar assim com o teu pecado, sem se preocupar com sua situação diante de Deus, permanecerá sem esperança, sem vida e estará para sempre longe de Deus em sofrimentos eternos. Você quer isso para a sua vida? Sei que você não quer. É por isso que Deus lhe avisa. “Arrependei-vos e crede no Evangelho.”
A porta da graça ainda está aberta para você. A mão do Senhor ainda está estendida para te salvar, e Seu ouvido ainda está aberto para ouvir sua confissão de arrependimento. Mas até quando Deus te esperará? Ninguém sabe até quando. Por isso “HOJE, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração”(Hb.3:15). Deus te convida para que você tenha vida eterna, pela fé no Senhor Jesus Cristo, Seu Filho. “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”(At.4:12) Talvez você goste de ouvir falar de Deus e da Bíblia, de Jesus e dos caminhos eternos, mas não se contente com isso. VOCÊ PRECISA SABER PARA ONDE VAI QUANDO PARTIR DESTE MUNDO! Deus quer lhe dar esta confiança e por isso está pronto para te salvar. Mas o teu pecado tem impedido que você tenha vida com Ele. Saiba que para que você pudesse ter vida eterna, Deus mandou Seu Filho a esse mundo para morrer por nós pecadores (I Tm.1:15). E sendo o pecado o causador de sua separação com Deus, Cristo Jesus recebeu sobre Si mesmo todos os nossos pecados na cruz. O problema já foi solucionado pelo Senhor Jesus. Agora, para que você goze deste perdão e purificação, é necessário você crer que o castigo que você merece já caiu sobre o Santo Filho de Deus na cruz. É confiando que o Senhor Jesus morreu no teu lugar.
Abra o seu coração e deixe que o Senhor Jesus rompa esta terrível barreira que te separa de Deus: o pecado. Ele já levou sobre Si os pecados do mundo inteiro, e os seus também. Mas para que haja perdão completo na sua vida, você precisa reconhecer seus pecados e crer no nome do Unigênito Filho de Deus, que morreu para te dar vida. Deus quer te salvar. E você quer ser salvo, ou quer permanecer condenado? Creia no Senhor Jesus como o teu Salvador.
Ao findar o labor desta vida, quando a morte ao teu lado chegar, que destino há de ter a tua alma? Qual será no futuro teu lar? ...HOJE Cristo te quer libertar.”
João Batista
A HORA FINAL
Texto Bíblico: Apocalipse 1: 1-3 : "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer. Ele as enviou pelo seu anjo, e as notificou ao seu servo João, o qual testificou da palavra de Deus, do testemunho de Jesus Cristo, de tudo que viu. Bem aventurado aquele que lê, e bem aventurados os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo.Cf: Mateus 24:l-l4:.. " então virá o fim."
INTRODUÇÃO
Com o advento do novo milênio estamos vivendo no limiar de uma nova etapa na história humana. As pessoas tornam-se mais esperançosas, criam-se novas expectativas, surgem novas religiões e seitas, a velha onda de misticismo (new age, nova era) retoma força, enfim, tudo se reveste de um novo colorido. Em se tratando de conhecimento intelectual, entre todos os segmentos da sociedade, desde cientistas, escritores, políticos, jornalistas, estadistas e magistrados, todos enfim, concordam que o homem, neste século, aumentou consideravelmente o potencial de conhecimento em todas as áreas das ciências, e por esse motivo, novas perspectivas são criadas, do quê poderá vir amanhã.
Desde a revolução industrial, no século passado, até os nossos dias, o homem evoluiu em conhecimento mais do que em todos os milênios anteriores e, só nos últimos 40 anos, foram inventados cerca de 60% a 80% dos produtos fabricados.
O homem já foi à Lua, enviou sondas à Marte e as viagens ao redor da Terra tornaram-se rotineiras. As naves dos tipos "Challenger" e "Colúmbia" vão ao espaço e voltam sem causar o frenesi do tempo das "Apollo". Telescópios gigantes, como o Hubble (em órbita terrestre), e o de Arecibo, em Porto Rico, sondam o espaço sideral em busca de novas informações. Os satélites de comunicação ao redor da Terra são uma realidade. É a ciência ( o saber ) se multiplicando nos tempos do fim (Daniel 12: 4).
A partir daí, resta-nos perguntar: aonde o homem vai parar? Qual a sua pretensão? O que virá amanhã? As respostas a estas questões, do ponto de vista de futurólogos considerados "experts" no assunto (ex.: Carl Sagan, Isaac Asimov, Aldous Huxley e etc.), são as mais variadas, mas que não têm satisfeito plenamente aos anseios do coração humano, e por isso vejamos o que dizem os homens e o que nos dizem as Sagradas Escrituras:
1) A RESPOSTA HUMANA À QUESTÃO:
Desde os primórdios, após a queda espiritual, o homem, impenitente, pretendeu viver independente de Jeová Deus, o criador. Sua intenção era criar, para si e seus descendentes, um futuro que dependesse somente de sua capacidade, ou seja, de sua auto-suficiência. Foi assim antes do dilúvio, nos dias de Noé (Gênesis 6:3,5) e, depois, na Babilônia, durante o período de construção da torre de Babel (Gênesis 11:1-9). Ainda o é assim, hoje. Os governos das nações, por não crerem realmente na existência de Deus - e, consecutivamente, nem no plano divino para o planeta - estão construindo estações orbitais, em torno da Terra, para servir de base para futuras viagens tripuladas a outros planetas, com vistas à exploração e colonização dos mesmos (1). Ontem foi a estação russa "Mir" (Paz), que após alguns anos em órbita terrestre (desde 1986), tornou-se obsoleta e teve que ser lançada ao mar. Hoje é a Estação Espacial Internacional que, como o nome já diz, está sendo montada por um consórcio de países, entre eles o Brasil. Tal estação orbital deverá estar pronta em fins de 2004. Estaria no espaço sideral a "solução e salvação" para a raça humana? Conseguirá o homem atingir este seu objetivo? São perguntas que se faz. Por não terem esperança numa vida melhor aqui neste mundo, com o reinado de mil anos do Messias de Deus, Jesus Cristo, as nações investem então nesse "projeto". Mas, podemos ver que, profeticamente, tal projeto não irá adiante, ou seja, não surtirá o efeito esperado, e não logrará o êxito pretendido, conforme nos diz a palavra de Deus (Obadias 3,4).
Conta-se que o célebre e famoso filósofo francês Voltaire (François Marie Arouet, 1694 - 1778) disse, em sua época, que não daria mais cem anos e a Bíblia seria um livro ultrapassado. Efetivamente, esse dia ainda não chegou e nem nunca chegará. O Senhor Jesus disse: " passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar", Mateus 24:35 e mais nos é dito na Palavra de Deus, ... "Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Não será retardada nenhuma das minhas palavras: a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor Deus", Ezequiel 12 : 28.
2) A RESPOSTA DAS SAGRADAS ESCRITURAS À QUESTÃO:
A Bíblia é a infalível palavra de Deus. Nela encontramos resposta a tudo, e nela o Senhor nos exorta: "Perguntai-me as cousas futuras...", Isaías 45:11a, e ainda , "Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes", Jeremias 33:3.
A Bíblia nos revela que Jesus Cristo, o filho do Deus Vivo, o Messias prometido a Israel, o Salvador da humanidade, o Cabeça da Igreja, reinará mil anos na Terra, em e a partir de Jerusalém, conforme as milenares profecias bíblicas, Daniel 2:44; 7:13,14 e 27; Zacarias 14:9; Apocalipse 19:11-16; 20:4 - 6. Sobre o reinado de Jesus, veja o descrito no livro do profeta Isaías, capítulos 2 e 11 e Miquéias 4:1- 8. Será a concretização do sonho de toda a humanidade: Paz! Deus, em Cristo, o Messias, fará isso!
A Bíblia afirma que haverá um final feliz para todo aquele que esperar no Senhor, para aquele que invocar o nome de Jesus e confessá-lo como Senhor, Romanos 10:11-13, e por isso mostra-nos os sinais que antecederão a sua vinda (no grego "parousia," surgimento), para arrebatar a sua igreja. Vamos a eles:
3) SINAIS DA HORA FINAL (CONFORME MATEUS 24:1-14):
(Cf. Apocalipse 6:1-8).
a) Guerras:
Nunca se guerreou tanto, como no século XX:
- 1914 - 1918 = 1ª guerra mundial ( aproximadamente 10.000.000 mortos);
- 1939 - 1945 = 2ª guerra mundial ( aproximadamente 50.000.000 mortos). Esta guerra teve início com a invasão da Polônia pela Alemanha. A Alemanha x Itália x Japão formaram o que se denominou o Eixo ( Adolf Hitler x Benito Mussolini x Imperador Hirohito ). Nesta guerra foram mortos, pelos nazistas, cerca de 6.000.000 de judeus nos campos de concentração de Chelmno, Treblinka, Sobibor e Auschwitz-Birkenau ( tristemente, o mais "famoso" ). Este holocausto, foi chamado pelos nazistas de "a solução final". Do outro lado, os Aliados : EUA x Inglaterra x Rússia ( Roosevelt / Truman x Churchill x Stalin ). Os EUA entraram na guerra após o iminente e fulminante ataque aéreo japonês à sua esquadra atracada no porto de Pearl Harbor, na ilha Oahu, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.
Nesta época foi construída a maior e mais terrível arma já concebida pela mente humana : a bomba de plutônio, ou como é mais conhecida, a bomba atômica, a qual foi lançada sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente, pelo bombardeiro americano "Enola Guy". Literalmente, cerca de 150 000 japoneses foram "evaporados" pela bomba.
A bomba atômica liberou uma energia equivalente a potência de 20.000 toneladas de TNT (Trinitrotolueno) e a imagem do "cogumelo atômico" ficou gravada na memória da humanidade como símbolo de horror e de destruição.
- Anos 50 = Guerra da Coréia, dividindo-a em duas partes: a do Sul, capitalista (capital: Seul) e a
do Norte, comunista (capital: Pyongyang).
- Anos 60 = 1965 - 1973 = guerra do Vietnã, onde os EUA perderam fragorosamente a batalha.
= 1967 = árabes x israelenses ( a chamada guerra dos seis dias ).
- Anos 70 = 1973 = árabes x israelenses (a guerra do Yom Kippur).
-Anos 80 = guerra das Malvinas/Falklands (Argentina x Inglaterra); árabes x israelenses; Irã x
Iraque ( 100.000 mortos ); guerrilha na Nicarágua; guerrilha na Irlanda ( Católicos e Protestantes );
terrorismo dos grupos ETA (Espanha), IRA (Irlanda), Sendero Luminoso (Peru) e de outros grupos.
-Anos 90 = guerra do Golfo Pérsico, que começou com a invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein, em agosto de 1990. Os EUA entraram nesta guerra bombardeando o Iraque, em janeiro de 1991. Esta ofensiva americana contra alvos iraquianos ficou conhecida como "Tempestade no Deserto".
Ocorreram intensos bombardeios com dezenas de mortos da população civil. Cena impressionante aconteceu na segunda versão desta guerra, ou seja, uma nova ofensiva americana: um caça-bombardeiro americano prestes a alçar vôo de combate carregado com bombas, em cuja uma delas estava escrito: "To Saddan with love" (Para Saddan, com amor). Indescritível, o sentimento que a guerra traz!
Houve, ainda, nesta década, escaramuças internas em vários países. Guerra na Bósnia-Hezergovina. Guerra nos Bálcãs. Esfacelamento da União Soviética, mudando a geopolítica da região. Appartheid na África do Sul. Guerra entre a Índia e o Paquistão, na região da Cachemira. Guerrilhas em vários países africanos, órfãos do comunismo russo.
Atualmente, várias e letais são as armas de guerra construídas, tais como mísseis balísticos intercontinentais (alcance superior a 5000 km), mísseis continentais, ou de longo alcance, dos tipos Pershing, SS-20, Trident, Tomahawk (alcance de 1600 km), Scud, Patriot, mísseis de médio e curto alcances tipos Exocet (francês), Gabriel (israelense) e Piranha (brasileiro) e etc., além de aviões, helicópteros, navios e, também, de porta-aviões nucleares, tipos Nimitz, Enterprise, Theodore Roosevelt (americanos), e de submarinos nucleares, tipo Kursk (russo).
No período pós-guerra, alguns poucos países passaram a pertencer ao que se denominou chamar "o clube atômico", por serem detentores do conhecimento, fabricação e uso da bomba atômica. São eles: os Estados Unidos, a Rússia, a França, a Inglaterra, a China e a Índia . Hoje, outros já conseguiram dominar o conhecimento da tecnologia e ter a bomba como é o caso, por exemplo, do Paquistão. Existe o temor de que países extremistas como o Iraque, já estejam fabricando a bomba, o que seria desastroso e catastrófico.
Os Estados Unidos detonaram o seu primeiro experimento nuclear no deserto de Los Álamos, em West Sands, próximo a Álamogordo, estado do Novo México, em 16 de junho de 1945; a França, no Atol de Mururoa, uma ilha do Oceano Pacífico.
Os governos dessas nações têm construído verdadeiros arsenais que têm o poder de destruir o planeta várias vezes. "Os países de todo o mundo estão gastando cerca de 800 bilhões de dólares por ano na compra de armas, e menos de 1 bi em programas populacionais. É uma atitude míope", afirmou Pranay Gupte, jornalista e especialista em política demográfica . (Ver tópico seguinte). Cumprem-se aqui as descrições de Ap. 6:2-4,7,8.
b) Fome:
Segundo dados estatísticos do especialista indiano em política demográfica e, também, jornalista do jornal The New York Times, Pranay Gupte, nascem, diariamente, no mundo, cerca de 216.000 crianças (dados de 1984) (2), ou seja, uma nova cidade de médio porte, e os alimentos não dão para atender a essa demanda. Aliada a isso, está a má distribuição desses alimentos. Existem pessoas que estão vivendo em níveis de miséria absoluta, outras que não consomem o mínimo de calorias básicas a que o ser humano necessita (um adulto, do sexo masculino, necessita de 2900 kcal/dia e do sexo feminino, 2220 kcal/dia, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS). "Se 125.000.000 de crianças nasceram em 1 ano e meio, pelo menos 25.000.000 delas morreram pela diarréia, tétano, cólera, desidratação e desnutrição, fatores esses ligados, diretamente, à pobreza. Um verdadeiro holocausto", afirma Pranay. Segundo essas mesmas estatísticas, milhões de seres humanos vão dormir mal alimentados, dos quais, segundo o Unicef - o Fundo da ONU para a infância - 400 milhões de crianças ao redor do mundo.
"Quase 1,3 bilhão de pessoas, ao redor do mundo, vive com menos de 1 dólar por dia e quase 1 bilhão não consegue suprir suas necessidades básicas de alimento", são dados do Human Development Report 1999 (Relatório do Desenvolvimento Humano 1999), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano. Eis alguns dados sombrios da fome:
- Anos 70 = Biafra (África); Índia (Bombaim e outras cidades); Bangladesh.
- Anos 80 = Nordeste do Brasil; África (Etiópia e outros países).
- Anos 90 = Nordeste do Brasil; África (Quênia, Nigéria e outros países).
Na Etiópia, na África, em 1997, morreram de fome cerca de 50.000 pessoas, e em outros
países ao norte, tais como no Mali, Mauritânia, Nigéria, Senegal e Chade, milhares se alimentaram de raízes e insetos e comeram até as reservas alimentícias e sementes (3).
No Brasil, nas grandes cidades, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife, é comum ver pessoas a cata de restos de comida nos chamados "lixões". É o fantasma da fome, o cavaleiro montado no cavalo preto, com a balança na mão, e o cavaleiro montado sobre o cavalo amarelo, cujo nome é Morte, de Apocalipse 6:5,6.
c) Pestes:
A despeito de a medicina estar avançadíssima, várias são as doenças incuráveis até hoje, tais como o câncer (de alguns tipos), a lepra, a AIDS, o cólera. A ciência também não descobriu o antídoto para o vírus Ebola, que surgiu no continente africano e foi devastador.
d) Terremotos:
Sempre presentes na história da humanidade, estão em escala ascendente:
- l 980 = no Monte Santa Helena, Washington (EUA); no Ceará; na Itália (20.000 mortos); na Turquia; na URSS; no Japão; na América Central e na cidade do México.
- l 997 = no Japão, onde, na cidade de Kyoto, um viaduto foi retorcido como se fora um brinquedo de plástico, tamanha a força do fenômeno. Vejamos os piores terremotos, só neste século (4):
País Ano Escala Richter (9.0) Mortos
Itália 1908 7.5 83. 000
Japão 1923 8.3 143.000
Índia 1935 7.5 50. 000
Peru 1970 7.8 66. 000
China 1976 8.0 225.000
Irã 1990 7.0 40. 000
e) Violência e falta de amor:
Assassinatos, estupros, racismo, xenofobia, "faxina étnica", violência urbana, aborto, embriaguês, toxicomania, "galeras" nos bailes funks, cadeias e penitenciárias superlotadas, roubos, furtos e assaltos em escala crescente, seqüestros de aviões, seqüestros relâmpagos para saques em caixas eletrônicos, sequestros de pessoas idosas e/ou deficientes, delinquência juvenil, aumento do número de armas de fogo no meio da população. O flagelo e o pesadelo de centenas de famílias hoje são as drogas ( estupefacientes ), tão em voga entre os jovens, principalmente.
f) Imoralidade
Este é um outro forte indicador de que vivemos à época do fim. Paulo escrevendo aos Corintios afirmou: "As más conversações corrompem os bons costumes" (lª Coríntios 15:33), e com a liberalidade dos costumes, com a frouxidão da moral atual, a imoralidade ganha força como nunca visto. Filmes pornôs, literatura libertina, carnaval, músicas populares de duplo sentido, programas picantes na TV, fornicação, homossexualismo masculino e feminino, adultério, prostituição infantil, gravidez precoce, oferta de sexo nas páginas dos jornais. As bancas de jornais e revistas estão abarrotadas de todo o tipo de revistas pornográficas, direcionadas a todo tipo de público alvo. Sites na Internet estão em todos os lugares do planeta, levando a semente da imoralidade a quem quer que seja, via rede. Nunca se escreveu tanto sobre sexo, nunca se falou tanto a respeito, e nunca se praticou tanto, como acontece atualmente. Sexo desenfreado, como nos dias de Sodoma e de Gomorra (Gênesis 18:16 a 19:20). Aliás, essas cidades servem de aviso para a atual geração, de que o Senhor pedirá conta dos atos de cada pessoa, tanto das poderosas, como das simples, como está escrito em Hebreus 4:13, Atos dos Apóstolos 17:30,31, 1ª Pedro 4:3-5, 2ª Pedro 2:6-9 e Apocalipse 20:11-13.
g) Idolatria, apostasia e superstição:
O homem da atualidade crê em tudo, sem perguntar, ou se importar, qual a origem ou a fonte de tal crença, e submete-se à sua ação sem um mínimo de questionamento: jogo de cartas, baralho cigano, jogo de búzios, horóscopo, tarô, I Ching (horóscopo chinês), mapa astral, leitura de mãos (quiromancia), florais de Bach, energização, mentalização, regressão, cromoterapia, hipnotismo, espiritismo e outras crenças. Passar debaixo de escada dá azar; quebrar o espelho traz sete anos de atraso de vida; ao acordar , levantar sempre com o pé direito; vestir-se de branco às sextas-feiras ou no fim de ano; bater na madeira três vezes, para afastar o mal, são algumas das crendices populares. Outrossim, os jornais, as emissoras de TV e de rádio, estão cheios de anúncios esotéricos, e os artistas, a custa de polpudos cachês, reforçam tais anúncios, para que mais e mais pessoas incautas sejam tentadas a consultar tais "mestres"( 1ª Timóteo 4:1,2).
Porém, a maior apostasia é o culto aos ídolos de barro, de gesso, de pau e de pedra. Multidões ajoelham-se perante imagens de escultura, adoram-nas e as cultuam, oram à elas, invocando proteção e ajuda, o que é terminantemente proibido pelas Sagradas Escrituras, Êxodo 20:4; Levítico 19:4; Deuteronômio 6:4,5; Salmos 97:7; 115:4-9; 135:15-18; Isaías 2:8,9; 40:18-20,25; 42:8; 45:18-20; 46:7; Mateus 4:11; 22:37; Marcos 12:29,30; Lucas 4:8; João 4:23,24; Atos 17:16; 1ª Coríntios 6:10,11; 10:17; 2ªCoríntios 12:2; Gálatas 5:19-21; Efésios 5:5; 1ª João 5:21; Apocalipse 21:8 e 22:15. Dá-se crédito a tudo, menos à Palavra de Deus! E tais pessoas ainda têm o desplante de dizer que são cristãs!!! Francamente!!!
Mas, o mais novo modismo é o fisiculturismo, isto é, o culto ao corpo perfeito, quando o ser humano cultua a si mesmo, ou seja, a egolatria ou complexo de Narciso. Note-se o aumento no número das academias de ginásticas. Um outro ponto nesta questão, é o grande número de cirurgias plásticas, aumentando-se determinadas áreas do corpo, como o busto e a região glútea (nádegas), com o silicone, e a retirada, em outros pontos, dos "pneus" indesejáveis, através da lipoaspiração. Ressalte-se, não se trata de cirurgias reparadoras, mas de pura vaidade mesmo! São pessoas NÃO satisfeitas com o seu próprio corpo.
Nota : Vemos surgir em algumas denominações evangélicas apostasias e superstições: rosas ungidas; pisar sal grosso; ungir as chaves da casa e do carro; dar sal em pacotinhos para os crentes levarem para suas casas; adesivos de autos com dizeres do tipo "tá amarrado, olho grande" ; alguns pregadores de rádio e de televisão usam colocar durante a oração, um copo d'água,(e mandam que os ouvintes façam o mesmo, sobre o rádio, ou o aparelho de TV), para bebê-la ao término da oração (pergunto: água benta dos crentes?!; água fluidificada?!); colocar a mão na tela da TV, em contato com a mão do telepregador; vigília de oração, só no monte ( dizem que num monte em Tinguá, Nova Iguaçú, RJ, gravetos tornam-se incandescentes durante as vigílias que lá se realizam). Pergunta-se: que tipo de evangelho é esse??!! Que teologia é essa??!! Vemos, sem sombra de dúvidas, uma "teologia" sem nenhum fundamento bíblico. Com certeza, esse é " um outro evangelho", Gálatas 1: 6-8 . Do que se pode inferir, essa NÃO é a sã doutrina, a qual é conforme a Palavra de Deus e que nos ensina como proceder em todas as questões espirituais.
E o que pensar de certos cristãos que, também, são maçons, ou seja, adeptos da Maçonaria? E, não são membros de banco, não! São pastores, presbíteros, líderes enfim, que estão à frente do povo do Senhor, ministrando, pastoreando e ensinando (5). Pergunta-se: ministrando o quê? Ensinando o quê? "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"??!! Pode um autêntico cristão ser maçom?! Cremos que não, e achamos que os tais que assim procedem estão querendo servir a dois senhores, o que é, efetivamente, impossível (Mateus 6:24; Lucas 16:13; 1ª João 1:5,6; 2:4-6,15-17,21-23).
h) Israel
O povo israelita é um dos maiores referenciais da vinda de Jesus (ver Mateus 24:1-34, em especial do verso 15 em diante). Os acontecimentos com o povo judeu estão, intrinsecamente, amarrados à palavra profética. A restauração da nação de Israel está profetizada no livro do profeta Ezequiel, capítulo 37. Vemos em tudo isto a fidelidade do Senhor Deus Jeová para com os seus e, sobretudo, para com as suas promessas. O Senhor Deus vela pela sua palavra para fazê-la cumprir, Jeremias 1:11,12; Ezequiel 12:28.
Desde o dia 14 de maio de 1948, Israel é uma nação de fato e de direito. De fato, pois é visível sua organização como Estado, possuindo governo (Parlamentarista), hino (Hatikvah = esperança), bandeira, povo e território (não totalmente definido na atualidade) e, de direito, pois o Eterno é quem prometeu e delimitou o lugar da sua habitação, Números 34:1-15; Ezequiel 47:13-23 e Amós 9:11-15. Mas, o mundo ainda não reconhece a cidade de Jerusalém como capital do estado judaico, devido ao conflito árabe-israelense, em que cada parte reivindica a cidade como sua e, por isso, as embaixadas dos países acreditados em Israel estão situadas na cidade de Tel-Aviv. Entretanto, as Sagradas Escrituras dizem que Jerusalém é a cidade do grande Rei, Mateus 5:35b. Foi lá que aconteceram, e onde acontecerão, os maiores eventos do mundo espiritual, que refletirá no mundo natural. Lá, Jesus deu a sua vida numa cruz para salvar a humanidade decaída no pecado. Lá Ele voltará novamente, visível ao mundo, Atos 1:9-12. De lá, de Jerusalém, Ele regerá as nações com a destra do seu poder, Apocalipse 12:5.
Porém, a Bíblia diz que, "até se completar a plenitude dos gentios, Jerusalém será pisada por eles", Lucas 21:24, mas o Senhor prometeu restaurar Jerusalém quando purificar todo Israel, Zacarias 12. Apesar das suas dimensões territoriais reduzidas (quase do tamanho do estado de Sergipe), Israel possui forças armadas que estão entre as mais eficientes do mundo, contando por isso com um complexo parque industrial bélico, criado a partir da sua necessidade vital (6). Israel é o relógio de Deus ao mundo!!.
i) A pregação do Evangelho do Reino dos Céus:
Portas estão abertas na Rússia, na Alemanha Oriental, onde a apenas uma década atrás não se podia pregar o evangelho da redenção. Há um grande esforço e uma grande investidura na evangelização da África e dos países da chamada "Janela 10-40" (faixa terrestre compreendida entre as latitudes de 10N e 40N). O Nordeste do Brasil e as aldeias indígenas estão sendo "invadidos" por missionários que buscam levar a Palavra de Deus àqueles que nunca ouviram o genuíno evangelho. A Bíblia já foi traduzida para vários idiomas e dialetos, e é o livro mais impresso, mais vendido e mais lido no mundo inteiro.
O Senhor é varão de guerra (Êxodo 15:3), seu intento se cumprirá, seu plano se confirmará. Ele desfez o intento das nações, quebrou a arrogância dos poderosos e fortalezas ruíram. Multidões se rendem aos pés do Salvador ao ouvirem o evangelho da verdade, o evangelho do reino de Deus (Romanos 1:16,17). O Senhor Deus Jeová diz: "Operando Eu, quem impedirá?" ( Isaías 43:13 ).
Estes são alguns dos sinais de que já estamos nos tempos do fim, de que vivemos A HORA FINAL, e próxima está a vinda de Jesus, para arrebatar a sua igreja que lhe foi fiel (Apocalipse 3:10).
4) SIGNIFICADOS E PROPÓSITOS DA VINDA DE JESUS (7)
Existem três palavras que podemos utilizar para uma visão panorâmica dos propósitos e dos significados da vinda do Senhor. São elas: GLÓRIA, RESTAURAÇÃO e JUÍZO.
A) GLÓRIA: O Senhor virá em glória e glorificará a sua igreja. Ele virá como noivo glorioso, Mateus 25:6. A sua primeira vinda foi em humilhação, Filipenses 2:5-8, a segunda será em glória, Tito 2:13.
B) RESTAURAÇÃO: Restaurar a nação (Israel) que o rejeitou da primeira vez, Rm 11:26-29; Zc 8:1-8.
C) JUÍZO: Isto diz respeito aos ímpios. As nações serão julgadas com vara de ferro, individualmente e como nações, Apocalipse 19:11,15; Zacarias 14:9.
5) A VINDA DE JESUS
Quando Jesus disse, em Mateus 24, "então virá o fim", e em Apocalipse 1,"o tempo está próximo", o Senhor referia-se à sua vinda nas nuvens, para arrebatar a sua igreja e, para após, desencadear os desígnios divinos sobre o mundo impenitente, ou seja, "o dia da vingança do nosso Deus," Isaías 61:2a; 1ª Tessalonicenses 1:9,10; 5:9; 2ª Tessalonicenses 1:7-9 e Apocalipse 6:15-17.
Encontramos cerca de 300 vezes, no Novo Testamento, a respeito da segunda vinda de Cristo. Livros quase que inteiros falam disto, como 1ª e 2ª Cartas aos Tessalonicenses, e capítulos inteiros, como Mateus 24 e Marcos 13. Esta é a profecia mais importante no Novo Testamento para a vida da igreja. Assim como os judeus deveriam aguardar a vinda do Messias, Deuteronômio 18:15-19; Isaías 7:14; 9:6,7; 59:20; Miquéias 5:2,3; Zacarias 9:9; Mateus 21:4,5, a igreja é conclamada a ficar alerta para a vinda do noivo, Mateus 24:42-51 e 25: 6, 13.
A segunda vinda de Jesus dar-se-á em duas fases distintas: a primeira para arrebatar a igreja que lhe foi fiel, João 14:1-3; 2ª Tessalonicenses 1:7. Nesta fase, Ele virá súbita e rapidamente, Mateus 24:27; Lucas 17:24 e 1ª Coríntios 15:51,52. Como já foi visto, virá para os seus. Na segunda fase, para lutar contra o anti-Cristo e nações aliadas e derrotá-los (Apocalipse 19), para aprisionar Satanás (Apocalipse 20:1-3), e assim instalar o seu reino de mil anos, aqui na Terra. É quando "todo o olho O verá" (Apocalipse 1:7; Marcos 13:26), e Israel então O reconhecerá como o seu Messias, Zacarias 12:10-14.
6) NOSSA POSIÇÃO DIANTE DA HORA FINAL:
Aos crentes o Senhor Jesus exorta, dizendo: ..."vigiai" (Mateus 24:42); ..."orai" (Mateus 26:41); ..."santificai-vos" (Apocalipse 22:11) e ..."anunciai o evangelho" (Marcos 16:15). Aos incrédulos diz: ..."arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus", Mateus 4:17; e mais ainda... "Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e são poucos os que a encontram", Mateus 7: 13,14.
CONCLUSÃO
Quando Jesus vier e levar a sua igreja para o Céu, aqui no mundo haverá uma grande agitação. É quando então o mundo vai experimentar o período chamado de "a grande tribulação", Jeremias 30:7,8; Daniel 12:1; Joel 2:11; Mateus 24:15-31; Apocalipse 6 a 19. Período tão terrível que não houve precedente na história humana e que, depois, não haverá igual, Jeremias 30:7; Sofonias 1:14 -18; Mateus 24:21,22 e Marcos 13:19,20.
Pergunta-se a ti: estás preparado(a) para quando vier Jesus? Se estás, aleluia. Amém. Se não estás, hoje é dia de concertar-te com Deus, recebendo a Jesus como teu único Salvador, João 1:12; Romanos 10:9-13, e assim irás ao Céu com Ele e estarás a salvo dos terríveis juízos divinos que abaterão sobre a terra. Não sejas omisso(a). OU ISTO OU AQUILO! A tua decisão é inevitável ! "NÃO" é também uma decisão. Mas, opte pelo que é certo, ou seja, a única opção correta: Jesus Cristo, que morreu na cruz pelos meus, pelos teus, pelos nossos pecados. Ele (Jesus) disse: "Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim", João 14:6. Que o Senhor tenha misericórdia de ti e te abençoe. Amém.
OBS: Após a concretização deste estudo, vários outros acontecimentos relativos ao tema já ocorreram, mostrando que o exposto aqui e, mais nitidamente, nas Sagradas Escrituras, estão num ritmo acelerado, ou seja, estão acontecendo muito depressa. Veja os notíciários das TVs e rádios e os jornais. JESUS VEM BREVE! Prepara-te para encontrares com teu Deus, Amós 4:12b.
NOTA: Se consideraste este estudo como importante para ti, se ele contribuiu para teu crescimento espiritual, tira uma cópia e dá para uma pessoa não convertida ao Senhor Jesus.
Pr Carlos Teixeira
INTRODUÇÃO
Com o advento do novo milênio estamos vivendo no limiar de uma nova etapa na história humana. As pessoas tornam-se mais esperançosas, criam-se novas expectativas, surgem novas religiões e seitas, a velha onda de misticismo (new age, nova era) retoma força, enfim, tudo se reveste de um novo colorido. Em se tratando de conhecimento intelectual, entre todos os segmentos da sociedade, desde cientistas, escritores, políticos, jornalistas, estadistas e magistrados, todos enfim, concordam que o homem, neste século, aumentou consideravelmente o potencial de conhecimento em todas as áreas das ciências, e por esse motivo, novas perspectivas são criadas, do quê poderá vir amanhã.
Desde a revolução industrial, no século passado, até os nossos dias, o homem evoluiu em conhecimento mais do que em todos os milênios anteriores e, só nos últimos 40 anos, foram inventados cerca de 60% a 80% dos produtos fabricados.
O homem já foi à Lua, enviou sondas à Marte e as viagens ao redor da Terra tornaram-se rotineiras. As naves dos tipos "Challenger" e "Colúmbia" vão ao espaço e voltam sem causar o frenesi do tempo das "Apollo". Telescópios gigantes, como o Hubble (em órbita terrestre), e o de Arecibo, em Porto Rico, sondam o espaço sideral em busca de novas informações. Os satélites de comunicação ao redor da Terra são uma realidade. É a ciência ( o saber ) se multiplicando nos tempos do fim (Daniel 12: 4).
A partir daí, resta-nos perguntar: aonde o homem vai parar? Qual a sua pretensão? O que virá amanhã? As respostas a estas questões, do ponto de vista de futurólogos considerados "experts" no assunto (ex.: Carl Sagan, Isaac Asimov, Aldous Huxley e etc.), são as mais variadas, mas que não têm satisfeito plenamente aos anseios do coração humano, e por isso vejamos o que dizem os homens e o que nos dizem as Sagradas Escrituras:
1) A RESPOSTA HUMANA À QUESTÃO:
Desde os primórdios, após a queda espiritual, o homem, impenitente, pretendeu viver independente de Jeová Deus, o criador. Sua intenção era criar, para si e seus descendentes, um futuro que dependesse somente de sua capacidade, ou seja, de sua auto-suficiência. Foi assim antes do dilúvio, nos dias de Noé (Gênesis 6:3,5) e, depois, na Babilônia, durante o período de construção da torre de Babel (Gênesis 11:1-9). Ainda o é assim, hoje. Os governos das nações, por não crerem realmente na existência de Deus - e, consecutivamente, nem no plano divino para o planeta - estão construindo estações orbitais, em torno da Terra, para servir de base para futuras viagens tripuladas a outros planetas, com vistas à exploração e colonização dos mesmos (1). Ontem foi a estação russa "Mir" (Paz), que após alguns anos em órbita terrestre (desde 1986), tornou-se obsoleta e teve que ser lançada ao mar. Hoje é a Estação Espacial Internacional que, como o nome já diz, está sendo montada por um consórcio de países, entre eles o Brasil. Tal estação orbital deverá estar pronta em fins de 2004. Estaria no espaço sideral a "solução e salvação" para a raça humana? Conseguirá o homem atingir este seu objetivo? São perguntas que se faz. Por não terem esperança numa vida melhor aqui neste mundo, com o reinado de mil anos do Messias de Deus, Jesus Cristo, as nações investem então nesse "projeto". Mas, podemos ver que, profeticamente, tal projeto não irá adiante, ou seja, não surtirá o efeito esperado, e não logrará o êxito pretendido, conforme nos diz a palavra de Deus (Obadias 3,4).
Conta-se que o célebre e famoso filósofo francês Voltaire (François Marie Arouet, 1694 - 1778) disse, em sua época, que não daria mais cem anos e a Bíblia seria um livro ultrapassado. Efetivamente, esse dia ainda não chegou e nem nunca chegará. O Senhor Jesus disse: " passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar", Mateus 24:35 e mais nos é dito na Palavra de Deus, ... "Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Não será retardada nenhuma das minhas palavras: a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor Deus", Ezequiel 12 : 28.
2) A RESPOSTA DAS SAGRADAS ESCRITURAS À QUESTÃO:
A Bíblia é a infalível palavra de Deus. Nela encontramos resposta a tudo, e nela o Senhor nos exorta: "Perguntai-me as cousas futuras...", Isaías 45:11a, e ainda , "Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes", Jeremias 33:3.
A Bíblia nos revela que Jesus Cristo, o filho do Deus Vivo, o Messias prometido a Israel, o Salvador da humanidade, o Cabeça da Igreja, reinará mil anos na Terra, em e a partir de Jerusalém, conforme as milenares profecias bíblicas, Daniel 2:44; 7:13,14 e 27; Zacarias 14:9; Apocalipse 19:11-16; 20:4 - 6. Sobre o reinado de Jesus, veja o descrito no livro do profeta Isaías, capítulos 2 e 11 e Miquéias 4:1- 8. Será a concretização do sonho de toda a humanidade: Paz! Deus, em Cristo, o Messias, fará isso!
A Bíblia afirma que haverá um final feliz para todo aquele que esperar no Senhor, para aquele que invocar o nome de Jesus e confessá-lo como Senhor, Romanos 10:11-13, e por isso mostra-nos os sinais que antecederão a sua vinda (no grego "parousia," surgimento), para arrebatar a sua igreja. Vamos a eles:
3) SINAIS DA HORA FINAL (CONFORME MATEUS 24:1-14):
(Cf. Apocalipse 6:1-8).
a) Guerras:
Nunca se guerreou tanto, como no século XX:
- 1914 - 1918 = 1ª guerra mundial ( aproximadamente 10.000.000 mortos);
- 1939 - 1945 = 2ª guerra mundial ( aproximadamente 50.000.000 mortos). Esta guerra teve início com a invasão da Polônia pela Alemanha. A Alemanha x Itália x Japão formaram o que se denominou o Eixo ( Adolf Hitler x Benito Mussolini x Imperador Hirohito ). Nesta guerra foram mortos, pelos nazistas, cerca de 6.000.000 de judeus nos campos de concentração de Chelmno, Treblinka, Sobibor e Auschwitz-Birkenau ( tristemente, o mais "famoso" ). Este holocausto, foi chamado pelos nazistas de "a solução final". Do outro lado, os Aliados : EUA x Inglaterra x Rússia ( Roosevelt / Truman x Churchill x Stalin ). Os EUA entraram na guerra após o iminente e fulminante ataque aéreo japonês à sua esquadra atracada no porto de Pearl Harbor, na ilha Oahu, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.
Nesta época foi construída a maior e mais terrível arma já concebida pela mente humana : a bomba de plutônio, ou como é mais conhecida, a bomba atômica, a qual foi lançada sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente, pelo bombardeiro americano "Enola Guy". Literalmente, cerca de 150 000 japoneses foram "evaporados" pela bomba.
A bomba atômica liberou uma energia equivalente a potência de 20.000 toneladas de TNT (Trinitrotolueno) e a imagem do "cogumelo atômico" ficou gravada na memória da humanidade como símbolo de horror e de destruição.
- Anos 50 = Guerra da Coréia, dividindo-a em duas partes: a do Sul, capitalista (capital: Seul) e a
do Norte, comunista (capital: Pyongyang).
- Anos 60 = 1965 - 1973 = guerra do Vietnã, onde os EUA perderam fragorosamente a batalha.
= 1967 = árabes x israelenses ( a chamada guerra dos seis dias ).
- Anos 70 = 1973 = árabes x israelenses (a guerra do Yom Kippur).
-Anos 80 = guerra das Malvinas/Falklands (Argentina x Inglaterra); árabes x israelenses; Irã x
Iraque ( 100.000 mortos ); guerrilha na Nicarágua; guerrilha na Irlanda ( Católicos e Protestantes );
terrorismo dos grupos ETA (Espanha), IRA (Irlanda), Sendero Luminoso (Peru) e de outros grupos.
-Anos 90 = guerra do Golfo Pérsico, que começou com a invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein, em agosto de 1990. Os EUA entraram nesta guerra bombardeando o Iraque, em janeiro de 1991. Esta ofensiva americana contra alvos iraquianos ficou conhecida como "Tempestade no Deserto".
Ocorreram intensos bombardeios com dezenas de mortos da população civil. Cena impressionante aconteceu na segunda versão desta guerra, ou seja, uma nova ofensiva americana: um caça-bombardeiro americano prestes a alçar vôo de combate carregado com bombas, em cuja uma delas estava escrito: "To Saddan with love" (Para Saddan, com amor). Indescritível, o sentimento que a guerra traz!
Houve, ainda, nesta década, escaramuças internas em vários países. Guerra na Bósnia-Hezergovina. Guerra nos Bálcãs. Esfacelamento da União Soviética, mudando a geopolítica da região. Appartheid na África do Sul. Guerra entre a Índia e o Paquistão, na região da Cachemira. Guerrilhas em vários países africanos, órfãos do comunismo russo.
Atualmente, várias e letais são as armas de guerra construídas, tais como mísseis balísticos intercontinentais (alcance superior a 5000 km), mísseis continentais, ou de longo alcance, dos tipos Pershing, SS-20, Trident, Tomahawk (alcance de 1600 km), Scud, Patriot, mísseis de médio e curto alcances tipos Exocet (francês), Gabriel (israelense) e Piranha (brasileiro) e etc., além de aviões, helicópteros, navios e, também, de porta-aviões nucleares, tipos Nimitz, Enterprise, Theodore Roosevelt (americanos), e de submarinos nucleares, tipo Kursk (russo).
No período pós-guerra, alguns poucos países passaram a pertencer ao que se denominou chamar "o clube atômico", por serem detentores do conhecimento, fabricação e uso da bomba atômica. São eles: os Estados Unidos, a Rússia, a França, a Inglaterra, a China e a Índia . Hoje, outros já conseguiram dominar o conhecimento da tecnologia e ter a bomba como é o caso, por exemplo, do Paquistão. Existe o temor de que países extremistas como o Iraque, já estejam fabricando a bomba, o que seria desastroso e catastrófico.
Os Estados Unidos detonaram o seu primeiro experimento nuclear no deserto de Los Álamos, em West Sands, próximo a Álamogordo, estado do Novo México, em 16 de junho de 1945; a França, no Atol de Mururoa, uma ilha do Oceano Pacífico.
Os governos dessas nações têm construído verdadeiros arsenais que têm o poder de destruir o planeta várias vezes. "Os países de todo o mundo estão gastando cerca de 800 bilhões de dólares por ano na compra de armas, e menos de 1 bi em programas populacionais. É uma atitude míope", afirmou Pranay Gupte, jornalista e especialista em política demográfica . (Ver tópico seguinte). Cumprem-se aqui as descrições de Ap. 6:2-4,7,8.
b) Fome:
Segundo dados estatísticos do especialista indiano em política demográfica e, também, jornalista do jornal The New York Times, Pranay Gupte, nascem, diariamente, no mundo, cerca de 216.000 crianças (dados de 1984) (2), ou seja, uma nova cidade de médio porte, e os alimentos não dão para atender a essa demanda. Aliada a isso, está a má distribuição desses alimentos. Existem pessoas que estão vivendo em níveis de miséria absoluta, outras que não consomem o mínimo de calorias básicas a que o ser humano necessita (um adulto, do sexo masculino, necessita de 2900 kcal/dia e do sexo feminino, 2220 kcal/dia, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS). "Se 125.000.000 de crianças nasceram em 1 ano e meio, pelo menos 25.000.000 delas morreram pela diarréia, tétano, cólera, desidratação e desnutrição, fatores esses ligados, diretamente, à pobreza. Um verdadeiro holocausto", afirma Pranay. Segundo essas mesmas estatísticas, milhões de seres humanos vão dormir mal alimentados, dos quais, segundo o Unicef - o Fundo da ONU para a infância - 400 milhões de crianças ao redor do mundo.
"Quase 1,3 bilhão de pessoas, ao redor do mundo, vive com menos de 1 dólar por dia e quase 1 bilhão não consegue suprir suas necessidades básicas de alimento", são dados do Human Development Report 1999 (Relatório do Desenvolvimento Humano 1999), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano. Eis alguns dados sombrios da fome:
- Anos 70 = Biafra (África); Índia (Bombaim e outras cidades); Bangladesh.
- Anos 80 = Nordeste do Brasil; África (Etiópia e outros países).
- Anos 90 = Nordeste do Brasil; África (Quênia, Nigéria e outros países).
Na Etiópia, na África, em 1997, morreram de fome cerca de 50.000 pessoas, e em outros
países ao norte, tais como no Mali, Mauritânia, Nigéria, Senegal e Chade, milhares se alimentaram de raízes e insetos e comeram até as reservas alimentícias e sementes (3).
No Brasil, nas grandes cidades, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife, é comum ver pessoas a cata de restos de comida nos chamados "lixões". É o fantasma da fome, o cavaleiro montado no cavalo preto, com a balança na mão, e o cavaleiro montado sobre o cavalo amarelo, cujo nome é Morte, de Apocalipse 6:5,6.
c) Pestes:
A despeito de a medicina estar avançadíssima, várias são as doenças incuráveis até hoje, tais como o câncer (de alguns tipos), a lepra, a AIDS, o cólera. A ciência também não descobriu o antídoto para o vírus Ebola, que surgiu no continente africano e foi devastador.
d) Terremotos:
Sempre presentes na história da humanidade, estão em escala ascendente:
- l 980 = no Monte Santa Helena, Washington (EUA); no Ceará; na Itália (20.000 mortos); na Turquia; na URSS; no Japão; na América Central e na cidade do México.
- l 997 = no Japão, onde, na cidade de Kyoto, um viaduto foi retorcido como se fora um brinquedo de plástico, tamanha a força do fenômeno. Vejamos os piores terremotos, só neste século (4):
País Ano Escala Richter (9.0) Mortos
Itália 1908 7.5 83. 000
Japão 1923 8.3 143.000
Índia 1935 7.5 50. 000
Peru 1970 7.8 66. 000
China 1976 8.0 225.000
Irã 1990 7.0 40. 000
e) Violência e falta de amor:
Assassinatos, estupros, racismo, xenofobia, "faxina étnica", violência urbana, aborto, embriaguês, toxicomania, "galeras" nos bailes funks, cadeias e penitenciárias superlotadas, roubos, furtos e assaltos em escala crescente, seqüestros de aviões, seqüestros relâmpagos para saques em caixas eletrônicos, sequestros de pessoas idosas e/ou deficientes, delinquência juvenil, aumento do número de armas de fogo no meio da população. O flagelo e o pesadelo de centenas de famílias hoje são as drogas ( estupefacientes ), tão em voga entre os jovens, principalmente.
f) Imoralidade
Este é um outro forte indicador de que vivemos à época do fim. Paulo escrevendo aos Corintios afirmou: "As más conversações corrompem os bons costumes" (lª Coríntios 15:33), e com a liberalidade dos costumes, com a frouxidão da moral atual, a imoralidade ganha força como nunca visto. Filmes pornôs, literatura libertina, carnaval, músicas populares de duplo sentido, programas picantes na TV, fornicação, homossexualismo masculino e feminino, adultério, prostituição infantil, gravidez precoce, oferta de sexo nas páginas dos jornais. As bancas de jornais e revistas estão abarrotadas de todo o tipo de revistas pornográficas, direcionadas a todo tipo de público alvo. Sites na Internet estão em todos os lugares do planeta, levando a semente da imoralidade a quem quer que seja, via rede. Nunca se escreveu tanto sobre sexo, nunca se falou tanto a respeito, e nunca se praticou tanto, como acontece atualmente. Sexo desenfreado, como nos dias de Sodoma e de Gomorra (Gênesis 18:16 a 19:20). Aliás, essas cidades servem de aviso para a atual geração, de que o Senhor pedirá conta dos atos de cada pessoa, tanto das poderosas, como das simples, como está escrito em Hebreus 4:13, Atos dos Apóstolos 17:30,31, 1ª Pedro 4:3-5, 2ª Pedro 2:6-9 e Apocalipse 20:11-13.
g) Idolatria, apostasia e superstição:
O homem da atualidade crê em tudo, sem perguntar, ou se importar, qual a origem ou a fonte de tal crença, e submete-se à sua ação sem um mínimo de questionamento: jogo de cartas, baralho cigano, jogo de búzios, horóscopo, tarô, I Ching (horóscopo chinês), mapa astral, leitura de mãos (quiromancia), florais de Bach, energização, mentalização, regressão, cromoterapia, hipnotismo, espiritismo e outras crenças. Passar debaixo de escada dá azar; quebrar o espelho traz sete anos de atraso de vida; ao acordar , levantar sempre com o pé direito; vestir-se de branco às sextas-feiras ou no fim de ano; bater na madeira três vezes, para afastar o mal, são algumas das crendices populares. Outrossim, os jornais, as emissoras de TV e de rádio, estão cheios de anúncios esotéricos, e os artistas, a custa de polpudos cachês, reforçam tais anúncios, para que mais e mais pessoas incautas sejam tentadas a consultar tais "mestres"( 1ª Timóteo 4:1,2).
Porém, a maior apostasia é o culto aos ídolos de barro, de gesso, de pau e de pedra. Multidões ajoelham-se perante imagens de escultura, adoram-nas e as cultuam, oram à elas, invocando proteção e ajuda, o que é terminantemente proibido pelas Sagradas Escrituras, Êxodo 20:4; Levítico 19:4; Deuteronômio 6:4,5; Salmos 97:7; 115:4-9; 135:15-18; Isaías 2:8,9; 40:18-20,25; 42:8; 45:18-20; 46:7; Mateus 4:11; 22:37; Marcos 12:29,30; Lucas 4:8; João 4:23,24; Atos 17:16; 1ª Coríntios 6:10,11; 10:17; 2ªCoríntios 12:2; Gálatas 5:19-21; Efésios 5:5; 1ª João 5:21; Apocalipse 21:8 e 22:15. Dá-se crédito a tudo, menos à Palavra de Deus! E tais pessoas ainda têm o desplante de dizer que são cristãs!!! Francamente!!!
Mas, o mais novo modismo é o fisiculturismo, isto é, o culto ao corpo perfeito, quando o ser humano cultua a si mesmo, ou seja, a egolatria ou complexo de Narciso. Note-se o aumento no número das academias de ginásticas. Um outro ponto nesta questão, é o grande número de cirurgias plásticas, aumentando-se determinadas áreas do corpo, como o busto e a região glútea (nádegas), com o silicone, e a retirada, em outros pontos, dos "pneus" indesejáveis, através da lipoaspiração. Ressalte-se, não se trata de cirurgias reparadoras, mas de pura vaidade mesmo! São pessoas NÃO satisfeitas com o seu próprio corpo.
Nota : Vemos surgir em algumas denominações evangélicas apostasias e superstições: rosas ungidas; pisar sal grosso; ungir as chaves da casa e do carro; dar sal em pacotinhos para os crentes levarem para suas casas; adesivos de autos com dizeres do tipo "tá amarrado, olho grande" ; alguns pregadores de rádio e de televisão usam colocar durante a oração, um copo d'água,(e mandam que os ouvintes façam o mesmo, sobre o rádio, ou o aparelho de TV), para bebê-la ao término da oração (pergunto: água benta dos crentes?!; água fluidificada?!); colocar a mão na tela da TV, em contato com a mão do telepregador; vigília de oração, só no monte ( dizem que num monte em Tinguá, Nova Iguaçú, RJ, gravetos tornam-se incandescentes durante as vigílias que lá se realizam). Pergunta-se: que tipo de evangelho é esse??!! Que teologia é essa??!! Vemos, sem sombra de dúvidas, uma "teologia" sem nenhum fundamento bíblico. Com certeza, esse é " um outro evangelho", Gálatas 1: 6-8 . Do que se pode inferir, essa NÃO é a sã doutrina, a qual é conforme a Palavra de Deus e que nos ensina como proceder em todas as questões espirituais.
E o que pensar de certos cristãos que, também, são maçons, ou seja, adeptos da Maçonaria? E, não são membros de banco, não! São pastores, presbíteros, líderes enfim, que estão à frente do povo do Senhor, ministrando, pastoreando e ensinando (5). Pergunta-se: ministrando o quê? Ensinando o quê? "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"??!! Pode um autêntico cristão ser maçom?! Cremos que não, e achamos que os tais que assim procedem estão querendo servir a dois senhores, o que é, efetivamente, impossível (Mateus 6:24; Lucas 16:13; 1ª João 1:5,6; 2:4-6,15-17,21-23).
h) Israel
O povo israelita é um dos maiores referenciais da vinda de Jesus (ver Mateus 24:1-34, em especial do verso 15 em diante). Os acontecimentos com o povo judeu estão, intrinsecamente, amarrados à palavra profética. A restauração da nação de Israel está profetizada no livro do profeta Ezequiel, capítulo 37. Vemos em tudo isto a fidelidade do Senhor Deus Jeová para com os seus e, sobretudo, para com as suas promessas. O Senhor Deus vela pela sua palavra para fazê-la cumprir, Jeremias 1:11,12; Ezequiel 12:28.
Desde o dia 14 de maio de 1948, Israel é uma nação de fato e de direito. De fato, pois é visível sua organização como Estado, possuindo governo (Parlamentarista), hino (Hatikvah = esperança), bandeira, povo e território (não totalmente definido na atualidade) e, de direito, pois o Eterno é quem prometeu e delimitou o lugar da sua habitação, Números 34:1-15; Ezequiel 47:13-23 e Amós 9:11-15. Mas, o mundo ainda não reconhece a cidade de Jerusalém como capital do estado judaico, devido ao conflito árabe-israelense, em que cada parte reivindica a cidade como sua e, por isso, as embaixadas dos países acreditados em Israel estão situadas na cidade de Tel-Aviv. Entretanto, as Sagradas Escrituras dizem que Jerusalém é a cidade do grande Rei, Mateus 5:35b. Foi lá que aconteceram, e onde acontecerão, os maiores eventos do mundo espiritual, que refletirá no mundo natural. Lá, Jesus deu a sua vida numa cruz para salvar a humanidade decaída no pecado. Lá Ele voltará novamente, visível ao mundo, Atos 1:9-12. De lá, de Jerusalém, Ele regerá as nações com a destra do seu poder, Apocalipse 12:5.
Porém, a Bíblia diz que, "até se completar a plenitude dos gentios, Jerusalém será pisada por eles", Lucas 21:24, mas o Senhor prometeu restaurar Jerusalém quando purificar todo Israel, Zacarias 12. Apesar das suas dimensões territoriais reduzidas (quase do tamanho do estado de Sergipe), Israel possui forças armadas que estão entre as mais eficientes do mundo, contando por isso com um complexo parque industrial bélico, criado a partir da sua necessidade vital (6). Israel é o relógio de Deus ao mundo!!.
i) A pregação do Evangelho do Reino dos Céus:
Portas estão abertas na Rússia, na Alemanha Oriental, onde a apenas uma década atrás não se podia pregar o evangelho da redenção. Há um grande esforço e uma grande investidura na evangelização da África e dos países da chamada "Janela 10-40" (faixa terrestre compreendida entre as latitudes de 10N e 40N). O Nordeste do Brasil e as aldeias indígenas estão sendo "invadidos" por missionários que buscam levar a Palavra de Deus àqueles que nunca ouviram o genuíno evangelho. A Bíblia já foi traduzida para vários idiomas e dialetos, e é o livro mais impresso, mais vendido e mais lido no mundo inteiro.
O Senhor é varão de guerra (Êxodo 15:3), seu intento se cumprirá, seu plano se confirmará. Ele desfez o intento das nações, quebrou a arrogância dos poderosos e fortalezas ruíram. Multidões se rendem aos pés do Salvador ao ouvirem o evangelho da verdade, o evangelho do reino de Deus (Romanos 1:16,17). O Senhor Deus Jeová diz: "Operando Eu, quem impedirá?" ( Isaías 43:13 ).
Estes são alguns dos sinais de que já estamos nos tempos do fim, de que vivemos A HORA FINAL, e próxima está a vinda de Jesus, para arrebatar a sua igreja que lhe foi fiel (Apocalipse 3:10).
4) SIGNIFICADOS E PROPÓSITOS DA VINDA DE JESUS (7)
Existem três palavras que podemos utilizar para uma visão panorâmica dos propósitos e dos significados da vinda do Senhor. São elas: GLÓRIA, RESTAURAÇÃO e JUÍZO.
A) GLÓRIA: O Senhor virá em glória e glorificará a sua igreja. Ele virá como noivo glorioso, Mateus 25:6. A sua primeira vinda foi em humilhação, Filipenses 2:5-8, a segunda será em glória, Tito 2:13.
B) RESTAURAÇÃO: Restaurar a nação (Israel) que o rejeitou da primeira vez, Rm 11:26-29; Zc 8:1-8.
C) JUÍZO: Isto diz respeito aos ímpios. As nações serão julgadas com vara de ferro, individualmente e como nações, Apocalipse 19:11,15; Zacarias 14:9.
5) A VINDA DE JESUS
Quando Jesus disse, em Mateus 24, "então virá o fim", e em Apocalipse 1,"o tempo está próximo", o Senhor referia-se à sua vinda nas nuvens, para arrebatar a sua igreja e, para após, desencadear os desígnios divinos sobre o mundo impenitente, ou seja, "o dia da vingança do nosso Deus," Isaías 61:2a; 1ª Tessalonicenses 1:9,10; 5:9; 2ª Tessalonicenses 1:7-9 e Apocalipse 6:15-17.
Encontramos cerca de 300 vezes, no Novo Testamento, a respeito da segunda vinda de Cristo. Livros quase que inteiros falam disto, como 1ª e 2ª Cartas aos Tessalonicenses, e capítulos inteiros, como Mateus 24 e Marcos 13. Esta é a profecia mais importante no Novo Testamento para a vida da igreja. Assim como os judeus deveriam aguardar a vinda do Messias, Deuteronômio 18:15-19; Isaías 7:14; 9:6,7; 59:20; Miquéias 5:2,3; Zacarias 9:9; Mateus 21:4,5, a igreja é conclamada a ficar alerta para a vinda do noivo, Mateus 24:42-51 e 25: 6, 13.
A segunda vinda de Jesus dar-se-á em duas fases distintas: a primeira para arrebatar a igreja que lhe foi fiel, João 14:1-3; 2ª Tessalonicenses 1:7. Nesta fase, Ele virá súbita e rapidamente, Mateus 24:27; Lucas 17:24 e 1ª Coríntios 15:51,52. Como já foi visto, virá para os seus. Na segunda fase, para lutar contra o anti-Cristo e nações aliadas e derrotá-los (Apocalipse 19), para aprisionar Satanás (Apocalipse 20:1-3), e assim instalar o seu reino de mil anos, aqui na Terra. É quando "todo o olho O verá" (Apocalipse 1:7; Marcos 13:26), e Israel então O reconhecerá como o seu Messias, Zacarias 12:10-14.
6) NOSSA POSIÇÃO DIANTE DA HORA FINAL:
Aos crentes o Senhor Jesus exorta, dizendo: ..."vigiai" (Mateus 24:42); ..."orai" (Mateus 26:41); ..."santificai-vos" (Apocalipse 22:11) e ..."anunciai o evangelho" (Marcos 16:15). Aos incrédulos diz: ..."arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus", Mateus 4:17; e mais ainda... "Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e são poucos os que a encontram", Mateus 7: 13,14.
CONCLUSÃO
Quando Jesus vier e levar a sua igreja para o Céu, aqui no mundo haverá uma grande agitação. É quando então o mundo vai experimentar o período chamado de "a grande tribulação", Jeremias 30:7,8; Daniel 12:1; Joel 2:11; Mateus 24:15-31; Apocalipse 6 a 19. Período tão terrível que não houve precedente na história humana e que, depois, não haverá igual, Jeremias 30:7; Sofonias 1:14 -18; Mateus 24:21,22 e Marcos 13:19,20.
Pergunta-se a ti: estás preparado(a) para quando vier Jesus? Se estás, aleluia. Amém. Se não estás, hoje é dia de concertar-te com Deus, recebendo a Jesus como teu único Salvador, João 1:12; Romanos 10:9-13, e assim irás ao Céu com Ele e estarás a salvo dos terríveis juízos divinos que abaterão sobre a terra. Não sejas omisso(a). OU ISTO OU AQUILO! A tua decisão é inevitável ! "NÃO" é também uma decisão. Mas, opte pelo que é certo, ou seja, a única opção correta: Jesus Cristo, que morreu na cruz pelos meus, pelos teus, pelos nossos pecados. Ele (Jesus) disse: "Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim", João 14:6. Que o Senhor tenha misericórdia de ti e te abençoe. Amém.
OBS: Após a concretização deste estudo, vários outros acontecimentos relativos ao tema já ocorreram, mostrando que o exposto aqui e, mais nitidamente, nas Sagradas Escrituras, estão num ritmo acelerado, ou seja, estão acontecendo muito depressa. Veja os notíciários das TVs e rádios e os jornais. JESUS VEM BREVE! Prepara-te para encontrares com teu Deus, Amós 4:12b.
NOTA: Se consideraste este estudo como importante para ti, se ele contribuiu para teu crescimento espiritual, tira uma cópia e dá para uma pessoa não convertida ao Senhor Jesus.
Pr Carlos Teixeira
segunda-feira, 3 de maio de 2010
A Vitória é nossa!
“Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nesta tua força e livra Israel das mãos dos midianitas: porventura, não te enviei eu?” (Juízes 6:14)
Introdução
Nenhuma das histórias em Juízes dedica tanta atenção aos pormenores da opressão quanto esta. Cada vez que Israel semeava, os midianitas, os amalequitas, como também os povos do Oriente, subiam contra ele – destruindo suas plantações, gados, tendas, ovelhas e tudo que estava pela frente.
A opressão era tanta que Israel ficava sem sustento algum e a Bíblia nos diz que ficou muito debilitado (Jz. 6:6). Séculos mais tarde, Isaías mencionou esta grande pressão dos midianitas (Is. 9:4; 10:26).
Tudo isso aconteceu porque Israel fez o que era mau aos olhos do Senhor, não dando ouvidos à Sua Palavra. “Deus não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele”.
Isaías 1:19 e 20 diz “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada. Porque a boca do Senhor o disse.”
Mas Deus ouviu o clamor do seu povo e escolheu Gideão para livrá-los das mãos dos midianitas. Grande é a misericórdia do Senhor, é a causa de não sermos consumidos como diz em Lamentações 3:22. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois as suas misericórdias não têm fim.”
Assim como o Senhor ouviu o clamor do povo de Israel, Ele nos ouvirá e nos dará a vitória por Cristo Jesus. O Salmo 34:17 diz:
“Os justos clamam, e o Senhor os ouve; livra-os de todas as suas angustias.”
Creia meu irmão, hoje Deus pode te dar a vitória sobre seus problemas. Você não nasceu para sofrer, Jesus morreu na cruz do calvário para que você fosse “mais que vencedor.”.
1) O chamado de Gideão
Gideão estava malhando o trigo no lagar para por a salvo dos midianitas, quando o Anjo do Senhor apareceu e lhe disse: “O Senhor é contigo homem valente.”
Esta declaração nos ensina que mesmo nas situações mais difíceis da vida, Deus estará conosco! Ainda que os problemas da vida pareçam impossíveis de serem realizados, para Deus não há causa perdida, não há impossíveis para Deus.
“... Se tu podes! Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)
Para Gideão, seu problema não havia solução – note a sua declaração:
“Aí meu Senhor! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isso? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram? Porém agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.” (Jz. 6:13)
Muitas pessoas estão usando declarações como essas:
- Aí, o Senhor me desamparou!
- Deus não ouve minhas orações!
- Deus não gosta de mim!
Não deixe satanás incutir isso em sua mente, saiba que Deus está com você até mesmo nos momentos mais críticos da sua vida. O Salmista disse no Salmo 23:4.
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra e da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo...”
Aleluia! Glórias a Deus! Deus não nos desampara!
“Em Ti confiarão os que conhecem o teu Nome, pois tu, ó Senhor, nunca desamparaste os que te buscam” (Salmo 9:10)
Os ouvidos de Deus estão atentos para ouvir o nosso clamor e as suas mãos estendidas para nos dar socorro, “socorro bem presente na hora da angústia”. O que precisamos compreender é que, Deus tem o seu tempo determinado para tudo. Confiar no Senhor é o melhor caminho, talvez Ele ainda não o atendeu, mas espere, meu irmão... O tempo de Deus não é o nosso tempo, porém é o tempo perfeito – espere Nele, como Davi esperou.
Salmo 40:1. “Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”
Vai nessa tua força!
Depois de ouvir o “desabafo” de Gideão, o Anjo transferiu a responsabilidade de salvação do povo de Israel, para a sua fé.
Vai nessa tua fé, Sou Eu quem está te enviando!
Deus disse isso também para Moisés: “... diga que EU SOU me enviou a vós.” (Êxodo 3:14)
Jesus nos disse: “Ide.”. Se Deus nos enviou, não devemos temer. Você é a pessoa que Deus escolheu e enviou para pregar a boa nova de salvação para a sua família, para seus amigos e a todos que te rodeiam.
“Não te enviei eu?” Jesus nos enviou para uma grande missão aqui na terra: “Pregar o Evangelho a toda criatura...” (Mc. 16:15) e nos capacitou para tal tarefa (Lc. 10:19).
Vai nesta tua força, Deus te enviou, Ele estará contigo!
“Não temas porque Eu sou contigo; não te assombres porque Eu sou teu Deus; Eu te esforço, Eu te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)
2) Deus é quem nos capacita
“Respondeu-lhe Gideão: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? A minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o Senhor: Eu hei de ser contigo, e tu ferirás aos midianitas como a um só homem.” (Juízes 6:14-15)
Gideão precisava ser liberto de um problema que é encontrado em muitos cristãos: complexo de inferioridade. Veja suas declarações:
“Ai meu Senhor”
“com que livrarei a Israel?”
“A minha família é a mais pobre em Manassés”
“e eu o menor na casa de meu pai”.
“Deus não chama homens capacitados, e sim, os capacita”
“Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;” (I Coríntios 1:26-28)
Quando você pensar que não pode, que não sabe, que não tem... Lembre-se que é você mesmo que Deus escolheu. Não se preocupe com as suas debilidades, Deus vai suprir suas necessidades, preencher os vazios e te capacitar para toda boa obra.
Podemos observar que Deus tem chamado homens e mulheres que na sua maioria, não tem um nome importante, poderes especiais ou grandes riquezas. Mas Deus tem levantado um povo ungido, pessoas dispostas a fazerem a Sua vontade – que vivem para agradar Aquele que os alistou para esse grande exército.
Deus mostrou para Gideão que ele não necessitava ter nascido de uma família nobre e nem Ter “cursado nas melhores faculdades da época” para liberar o povo de Israel das mãos dos midianitas.
“Eu hei de ser contigo...”.
A presença de Deus é o suficiente para que alcancemos vitórias!
3) Incredulidade ou Prudência?
“Prosseguiu Gideão: Se agora achei graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.” (Juízes 6:17)
A princípio, podemos até pensar que Gideão foi incrédulo, a final, era um Anjo que estava falando com ele. Mas podemos notar aqui, um Gideão liberto de seus complexos e disposto a trabalhar, com prudência, é claro. No versículo 18 ao 21, Gideão faz uma prova e no versículo 22, entendeu que era o Senhor que estava falando com ele.
Muitas pessoas dão ouvidos a qualquer “palavra ou revelação” pronunciados em vários lugares. Muitos se levantam e falam em nome de Deus, sendo que Deus não mandou dizer nada. Se todos nós fôssemos prudentes como foi Gideão, não haveria tantas pessoas enganadas em nosso meio. Quantas pessoas iludidas e outras, decepcionadas, por terem dado ouvidos a certos “profetas” que enganam a Igreja.
Em João 4:1 diz: “Amados não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.”
Gideão provou o espírito e viu que era Deus.
“Então Gideão viu que era o anjo do Senhor, e disse: Ai de mim, Senhor Deus, que vi os anjos do Senhor face a face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás.” (Juízes 6:22-23)
“Se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que não procede do Senhor? Quando o tal profeta falar em nome do Senhor e o que disse não acontecer nem se realizar, essa palavra não procede do Senhor. Com soberba a falou o tal profeta. Não tenhas temor dele.” (Deuteronômio 18:21-22)
4) Preparando-se para a vitória
1º passo: DERRUBAR O ALTAR DE BAAL
“Naquela mesma noite o Senhor lhe disse: Toma o boi de teu pai, a seber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta o poste-ídolo que está ao pé dele.” (Juízes 6:25)
A Bíblia nos ensina que Deus não reparte sua glória com ninguém (Is. 42:8). O altar de Baal precisava ser derrubado para que um altar fosse erguido a Deus.
Para que o homem tenha vitória em sua vida, é necessário derrubar altares que não sejam para Deus, tais como: adoração às imagens de escultura (Deut. 7:25-26; Isaías 30:22); adoração ao dinheiro (Ecles. 5:10; I Tim. 6:9-10) e aos bens materiais de um modo geral. Devemos zelar de nossos bens materiais, mas, não adorá-los, colocando-os num lugar em nosso coração que deveria ser ocupado somente por Deus.
O diabo tem usado uma armadilha que muitos cristãos estão caindo: “TROCA DE VALORES.” E satanás tem tentado ocupar o lugar de Deus, incitando as pessoas a desejarem mais as paixões mundanas do que as bênçãos de Deus (I Co 15:19). Jovens trocando a alegria do Espírito Santo pela alegria passageira que o mundo oferece, e assim, vão desprezando as bênçãos do Senhor, como foi o caso de Esaú (Gn. 25:28-34)
Convém que ergamos um altar em nosso coração somente para Deus, só Ele é digno de adoração e é só Nele que teremos a vitória diante de nossos problemas.
2º passo: NÃO DESISTIR DIANTE DA OPOSIÇÃO
Por destruir o altar de Baal, Gideão enfrentou grandes problemas com os moradores daquela cidade, a ponto de todos desejarem matá-lo. A maioria nem sempre tem a razão. Enfrentamos perseguições do mundo por não adorarmos seus ídolos e nem praticarmos suas obras. A palavra de Deus nos ensina a não praticarmos o que o mundo pratica (I Jão 2:15-17).
Assim como Gideão, nós também não precisamos temer a oposição mundana, “porque maior é o que está conosco, do que o que está no mundo.” (I Jão 4:4)
Que através de nossa vida e nosso testemunho, muitas pessoas possam compreender que Jesus Cristo é o único e suficiente salvador de nossas vidas, o único digno de receber adoração.
O motivo da coragem de Gideão em enfrentar os adoradores de Baal está registrado em Juízes 6:34. “O Espírito do Senhor revestiu a Gideão.”
5) O perfil do soldado de Deus
Tudo pronto para a batalha, Gideão já havia recrutado seus soldados, Pela madrugada acamparam-se junto à fonte de Harode. Gideão recrutou seus soldados, mas Deus, ainda não havia recrutado os Seus.
Primeiro tipo de soldado que não pode vencer: Os covardes
“Disse o Senhor a Gideão: é demais o povo que está contigo... quem for medroso e tímido, volte, e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil. E dez mil ficaram.” (Juízes 7:2-3)
Deus não pode dar vitórias para os covardes. Quando Deus recruta algum soldado, a primeira coisa que Ele faz é capacita-lo e encorajá-lo:
“Eu vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e toda força do inimigo, e nada vos fará dano algum.” (Lucas 10:19)
“Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de poder, de amor e de moderação” (II Timóteo 1:7)
“Nós, porém, não somos daqueles que retrocedem para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma” (Hebreus 10:39)
Você não precisa temer, não desista, você não vai lutar sozinho! Creia que Deus já te revestiu com poder e autoridade (Atos 1:8), para vencer todos os obstáculos de sua vida (Salmo 91).
Segundo tipo de soldado que não pode vencer: Os que abaixam suas armas.
“Disse o Senhor a Gideão: Ainda há povo demais. Fazei-os descer às águas e ali os provarei... Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás a parte; como também a todo aqueles que se abaixar de joelhos a beber as águas. Então disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas eu vos livrarei.” (Juízes 7:4-7)
Soldado que abaixa suas armas não pode vencer. Tantos cristãos estão abaixando suas armas quando não lêem mais a Bíblia, quando não oram nem jejuam mais. Quantos já não vão para a igreja com tanta assiduidade como dantes.
Quando o soldado abaixa a guarda, o inimigo tem acesso imediato na sua vida. (Efésios 4:27)
Eu me lembro quando adolescente, treinava artes marciais e um dia, em um torneio, perdi uma medalha por Ter me distraído e abaixado minha guarda. Hoje fico pensando sobre isso – quantos de nós temos nos distraído com as coisas deste mundo – esquecendo-nos das palavras do Apóstolo Paulo em II Timóteo 2:4
“Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.”
Ou também do exemplo de Neemias e do povo de Judá diante da oposição à reconstrução:
“Assim trabalhávamos na obra; metade deles empunhava as lanças desde a subida da alva até o sair das estrelas. Também nesse tempo eu disse ao povo: Cada um com seu ajudante fique em Jerusalém, para que de noite nos sirvam de guarda, e de dia trabalhem. Nem eu, nem meus irmãos, nem meus homens, nem os guardas que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um levava as suas armas, mesmo quando ia ás águas.” (Neemias 4:21-23)
Como será que estava o coração de Gideão? Trezentos homens para lutar contra um exército cujo número era comparado a areia do mar e às estrelas do céu. Talvez você esteja assim, só você de cristão em casa, só você que é cristão na sua sala de aula ou no seu serviço. Não se preocupe com a quantidade, Deus tem procurado soldados com qualidade – que não são covardes nem abaixam suas armas. Deus te escolheu para guerrear contra o inimigo, não temas, não desanimes!
6) Trombetas, cântaros vazios e tochas acesas.
“Então repartiu os trezentos homens em três companhias, e deu-lhes a cada um nas suas mãos trombetas, e cântaros vazios contendo tochas acesas.” (Juízes 7:16)
Três armas que Israel usou e que nós temos também que usar para alcançarmos a vitória.
A primeira arma é a trombeta. Aquela guerra não era uma guerra comum, Deus ordenou que usassem trombetas, ou seja, era uma guerra espiritual, visto que as trombetas eram usadas em ocasiões religiosas, para conclamar o povo para ouvir a Palavra de Deus.
“Disse o Senhor a Moisés: Faze duas trombetas de prata batida; elas te servirão para convocar a congregação e dar ordem para a partida dos arraiais.” (Números 10:1-3)
“Semelhantemente, no dia da vossa alegria, e nas vossas solenidades, e nos princípios dos vossos meses, tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, sobre os vossos sacrifícios de ofertas pacíficas, e vos serão por lembrança perante vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.” (Números 10:10)
“Naquele dia se tocará uma grande trombeta. Os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito tornarão a vir, e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém.” (Isaías 27:13)
“O Senhor será visto sobre eles, e as suas flechas sairão como o relâmpago. O Senhor Deus fará soar a trombeta; marchará nos redemoinhos do sul,...” (Zacarias 9:14)
“num momento, num abrir e fechar de olhos, ao soar a última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos ressurgirão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (I Coríntios 15:52)
“Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morrerem em Cristo ressurgirão primeiro.” (I Tessalonisenses 4:16)
Nós temos a “trombeta” que é a Palavra de Deus. Com ela vamos, anunciar aos outros, a vontade de Deus, as Bênçãos de Deus e suas promessas.
A Segunda arma que Gideão entregou para os seus soldados foi os cântaros vazios. Cântaros são vasos. Vaso significa a nossa humanidade. Vaso significa o homem.
Podemos notar que Gideão entregou vasos vazios, isto é, nossa vida vazia de nossas vontades, paixões e interesses, é o que irá proporcionarmos uma vida de vitórias. Convém que Cristo seja exaltado em nós e que não caiamos na armadilha de Satanás quando este incita o homem a pensar que é auto suficiente ou “dono de seu próprio nariz”. Vaso vazio significa nossa vida totalmente pronta para a última arma...
“Palavra do Senhor, que veio a Jeremias: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e vi que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Mas o vaso, que ele fazia de barro, se quebrou na sua mão; pelo que o oleiro tornou a fazer dele outro vaso, conforme bem lhe pareceu. Então veio a mim a palavra do Senhor: Não posso fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor. Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”. (Jeremias 18:1-6)
Tochas acesas dentro dos cântaros. Esta é a terceira arma para a vitória. Cântaros vazios para receberem tochas acesas dentro deles, isto é, nossa vida vazia de nós mesmos, e cheia do Espírito Santo de Deus.
7) RESULTADO
(Juízes 7:20-23)
“Assim tocaram as três companhias as buzinas, e quebraram os cântaros; e tinham nas suas mãos esquerdas as tochas acesas, e nas suas mãos direitas as buzinas, para tocarem, e clamaram: Espada do SENHOR, e de Gideão. E conservou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então todo o exército pôs-se a correr e, gritando, fugiu. Tocando, pois, os trezentos as buzinas, o SENHOR tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, que fugiu para Zererá, até Bete-Sita, até aos limites de Abel-Meolá, acima de Tabate. Então os homens de Israel, de Naftali, de Aser e de todo o Manassés foram convocados, e perseguiram aos midianitas.”
Como Gideão, nós também venceremos. Esta história foi escrita para exemplo nosso, Deus pode e quer realizar o impossível em nossa vida. Usemos estes princípios para alcançarmos uma vida vitoriosa, em nome de Jesus! Amem
João Batista
Introdução
Nenhuma das histórias em Juízes dedica tanta atenção aos pormenores da opressão quanto esta. Cada vez que Israel semeava, os midianitas, os amalequitas, como também os povos do Oriente, subiam contra ele – destruindo suas plantações, gados, tendas, ovelhas e tudo que estava pela frente.
A opressão era tanta que Israel ficava sem sustento algum e a Bíblia nos diz que ficou muito debilitado (Jz. 6:6). Séculos mais tarde, Isaías mencionou esta grande pressão dos midianitas (Is. 9:4; 10:26).
Tudo isso aconteceu porque Israel fez o que era mau aos olhos do Senhor, não dando ouvidos à Sua Palavra. “Deus não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele”.
Isaías 1:19 e 20 diz “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada. Porque a boca do Senhor o disse.”
Mas Deus ouviu o clamor do seu povo e escolheu Gideão para livrá-los das mãos dos midianitas. Grande é a misericórdia do Senhor, é a causa de não sermos consumidos como diz em Lamentações 3:22. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois as suas misericórdias não têm fim.”
Assim como o Senhor ouviu o clamor do povo de Israel, Ele nos ouvirá e nos dará a vitória por Cristo Jesus. O Salmo 34:17 diz:
“Os justos clamam, e o Senhor os ouve; livra-os de todas as suas angustias.”
Creia meu irmão, hoje Deus pode te dar a vitória sobre seus problemas. Você não nasceu para sofrer, Jesus morreu na cruz do calvário para que você fosse “mais que vencedor.”.
1) O chamado de Gideão
Gideão estava malhando o trigo no lagar para por a salvo dos midianitas, quando o Anjo do Senhor apareceu e lhe disse: “O Senhor é contigo homem valente.”
Esta declaração nos ensina que mesmo nas situações mais difíceis da vida, Deus estará conosco! Ainda que os problemas da vida pareçam impossíveis de serem realizados, para Deus não há causa perdida, não há impossíveis para Deus.
“... Se tu podes! Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23)
Para Gideão, seu problema não havia solução – note a sua declaração:
“Aí meu Senhor! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isso? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram? Porém agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.” (Jz. 6:13)
Muitas pessoas estão usando declarações como essas:
- Aí, o Senhor me desamparou!
- Deus não ouve minhas orações!
- Deus não gosta de mim!
Não deixe satanás incutir isso em sua mente, saiba que Deus está com você até mesmo nos momentos mais críticos da sua vida. O Salmista disse no Salmo 23:4.
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra e da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo...”
Aleluia! Glórias a Deus! Deus não nos desampara!
“Em Ti confiarão os que conhecem o teu Nome, pois tu, ó Senhor, nunca desamparaste os que te buscam” (Salmo 9:10)
Os ouvidos de Deus estão atentos para ouvir o nosso clamor e as suas mãos estendidas para nos dar socorro, “socorro bem presente na hora da angústia”. O que precisamos compreender é que, Deus tem o seu tempo determinado para tudo. Confiar no Senhor é o melhor caminho, talvez Ele ainda não o atendeu, mas espere, meu irmão... O tempo de Deus não é o nosso tempo, porém é o tempo perfeito – espere Nele, como Davi esperou.
Salmo 40:1. “Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”
Vai nessa tua força!
Depois de ouvir o “desabafo” de Gideão, o Anjo transferiu a responsabilidade de salvação do povo de Israel, para a sua fé.
Vai nessa tua fé, Sou Eu quem está te enviando!
Deus disse isso também para Moisés: “... diga que EU SOU me enviou a vós.” (Êxodo 3:14)
Jesus nos disse: “Ide.”. Se Deus nos enviou, não devemos temer. Você é a pessoa que Deus escolheu e enviou para pregar a boa nova de salvação para a sua família, para seus amigos e a todos que te rodeiam.
“Não te enviei eu?” Jesus nos enviou para uma grande missão aqui na terra: “Pregar o Evangelho a toda criatura...” (Mc. 16:15) e nos capacitou para tal tarefa (Lc. 10:19).
Vai nesta tua força, Deus te enviou, Ele estará contigo!
“Não temas porque Eu sou contigo; não te assombres porque Eu sou teu Deus; Eu te esforço, Eu te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)
2) Deus é quem nos capacita
“Respondeu-lhe Gideão: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? A minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o Senhor: Eu hei de ser contigo, e tu ferirás aos midianitas como a um só homem.” (Juízes 6:14-15)
Gideão precisava ser liberto de um problema que é encontrado em muitos cristãos: complexo de inferioridade. Veja suas declarações:
“Ai meu Senhor”
“com que livrarei a Israel?”
“A minha família é a mais pobre em Manassés”
“e eu o menor na casa de meu pai”.
“Deus não chama homens capacitados, e sim, os capacita”
“Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;” (I Coríntios 1:26-28)
Quando você pensar que não pode, que não sabe, que não tem... Lembre-se que é você mesmo que Deus escolheu. Não se preocupe com as suas debilidades, Deus vai suprir suas necessidades, preencher os vazios e te capacitar para toda boa obra.
Podemos observar que Deus tem chamado homens e mulheres que na sua maioria, não tem um nome importante, poderes especiais ou grandes riquezas. Mas Deus tem levantado um povo ungido, pessoas dispostas a fazerem a Sua vontade – que vivem para agradar Aquele que os alistou para esse grande exército.
Deus mostrou para Gideão que ele não necessitava ter nascido de uma família nobre e nem Ter “cursado nas melhores faculdades da época” para liberar o povo de Israel das mãos dos midianitas.
“Eu hei de ser contigo...”.
A presença de Deus é o suficiente para que alcancemos vitórias!
3) Incredulidade ou Prudência?
“Prosseguiu Gideão: Se agora achei graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.” (Juízes 6:17)
A princípio, podemos até pensar que Gideão foi incrédulo, a final, era um Anjo que estava falando com ele. Mas podemos notar aqui, um Gideão liberto de seus complexos e disposto a trabalhar, com prudência, é claro. No versículo 18 ao 21, Gideão faz uma prova e no versículo 22, entendeu que era o Senhor que estava falando com ele.
Muitas pessoas dão ouvidos a qualquer “palavra ou revelação” pronunciados em vários lugares. Muitos se levantam e falam em nome de Deus, sendo que Deus não mandou dizer nada. Se todos nós fôssemos prudentes como foi Gideão, não haveria tantas pessoas enganadas em nosso meio. Quantas pessoas iludidas e outras, decepcionadas, por terem dado ouvidos a certos “profetas” que enganam a Igreja.
Em João 4:1 diz: “Amados não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.”
Gideão provou o espírito e viu que era Deus.
“Então Gideão viu que era o anjo do Senhor, e disse: Ai de mim, Senhor Deus, que vi os anjos do Senhor face a face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás.” (Juízes 6:22-23)
“Se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que não procede do Senhor? Quando o tal profeta falar em nome do Senhor e o que disse não acontecer nem se realizar, essa palavra não procede do Senhor. Com soberba a falou o tal profeta. Não tenhas temor dele.” (Deuteronômio 18:21-22)
4) Preparando-se para a vitória
1º passo: DERRUBAR O ALTAR DE BAAL
“Naquela mesma noite o Senhor lhe disse: Toma o boi de teu pai, a seber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta o poste-ídolo que está ao pé dele.” (Juízes 6:25)
A Bíblia nos ensina que Deus não reparte sua glória com ninguém (Is. 42:8). O altar de Baal precisava ser derrubado para que um altar fosse erguido a Deus.
Para que o homem tenha vitória em sua vida, é necessário derrubar altares que não sejam para Deus, tais como: adoração às imagens de escultura (Deut. 7:25-26; Isaías 30:22); adoração ao dinheiro (Ecles. 5:10; I Tim. 6:9-10) e aos bens materiais de um modo geral. Devemos zelar de nossos bens materiais, mas, não adorá-los, colocando-os num lugar em nosso coração que deveria ser ocupado somente por Deus.
O diabo tem usado uma armadilha que muitos cristãos estão caindo: “TROCA DE VALORES.” E satanás tem tentado ocupar o lugar de Deus, incitando as pessoas a desejarem mais as paixões mundanas do que as bênçãos de Deus (I Co 15:19). Jovens trocando a alegria do Espírito Santo pela alegria passageira que o mundo oferece, e assim, vão desprezando as bênçãos do Senhor, como foi o caso de Esaú (Gn. 25:28-34)
Convém que ergamos um altar em nosso coração somente para Deus, só Ele é digno de adoração e é só Nele que teremos a vitória diante de nossos problemas.
2º passo: NÃO DESISTIR DIANTE DA OPOSIÇÃO
Por destruir o altar de Baal, Gideão enfrentou grandes problemas com os moradores daquela cidade, a ponto de todos desejarem matá-lo. A maioria nem sempre tem a razão. Enfrentamos perseguições do mundo por não adorarmos seus ídolos e nem praticarmos suas obras. A palavra de Deus nos ensina a não praticarmos o que o mundo pratica (I Jão 2:15-17).
Assim como Gideão, nós também não precisamos temer a oposição mundana, “porque maior é o que está conosco, do que o que está no mundo.” (I Jão 4:4)
Que através de nossa vida e nosso testemunho, muitas pessoas possam compreender que Jesus Cristo é o único e suficiente salvador de nossas vidas, o único digno de receber adoração.
O motivo da coragem de Gideão em enfrentar os adoradores de Baal está registrado em Juízes 6:34. “O Espírito do Senhor revestiu a Gideão.”
5) O perfil do soldado de Deus
Tudo pronto para a batalha, Gideão já havia recrutado seus soldados, Pela madrugada acamparam-se junto à fonte de Harode. Gideão recrutou seus soldados, mas Deus, ainda não havia recrutado os Seus.
Primeiro tipo de soldado que não pode vencer: Os covardes
“Disse o Senhor a Gideão: é demais o povo que está contigo... quem for medroso e tímido, volte, e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil. E dez mil ficaram.” (Juízes 7:2-3)
Deus não pode dar vitórias para os covardes. Quando Deus recruta algum soldado, a primeira coisa que Ele faz é capacita-lo e encorajá-lo:
“Eu vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e toda força do inimigo, e nada vos fará dano algum.” (Lucas 10:19)
“Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de poder, de amor e de moderação” (II Timóteo 1:7)
“Nós, porém, não somos daqueles que retrocedem para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma” (Hebreus 10:39)
Você não precisa temer, não desista, você não vai lutar sozinho! Creia que Deus já te revestiu com poder e autoridade (Atos 1:8), para vencer todos os obstáculos de sua vida (Salmo 91).
Segundo tipo de soldado que não pode vencer: Os que abaixam suas armas.
“Disse o Senhor a Gideão: Ainda há povo demais. Fazei-os descer às águas e ali os provarei... Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás a parte; como também a todo aqueles que se abaixar de joelhos a beber as águas. Então disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas eu vos livrarei.” (Juízes 7:4-7)
Soldado que abaixa suas armas não pode vencer. Tantos cristãos estão abaixando suas armas quando não lêem mais a Bíblia, quando não oram nem jejuam mais. Quantos já não vão para a igreja com tanta assiduidade como dantes.
Quando o soldado abaixa a guarda, o inimigo tem acesso imediato na sua vida. (Efésios 4:27)
Eu me lembro quando adolescente, treinava artes marciais e um dia, em um torneio, perdi uma medalha por Ter me distraído e abaixado minha guarda. Hoje fico pensando sobre isso – quantos de nós temos nos distraído com as coisas deste mundo – esquecendo-nos das palavras do Apóstolo Paulo em II Timóteo 2:4
“Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.”
Ou também do exemplo de Neemias e do povo de Judá diante da oposição à reconstrução:
“Assim trabalhávamos na obra; metade deles empunhava as lanças desde a subida da alva até o sair das estrelas. Também nesse tempo eu disse ao povo: Cada um com seu ajudante fique em Jerusalém, para que de noite nos sirvam de guarda, e de dia trabalhem. Nem eu, nem meus irmãos, nem meus homens, nem os guardas que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um levava as suas armas, mesmo quando ia ás águas.” (Neemias 4:21-23)
Como será que estava o coração de Gideão? Trezentos homens para lutar contra um exército cujo número era comparado a areia do mar e às estrelas do céu. Talvez você esteja assim, só você de cristão em casa, só você que é cristão na sua sala de aula ou no seu serviço. Não se preocupe com a quantidade, Deus tem procurado soldados com qualidade – que não são covardes nem abaixam suas armas. Deus te escolheu para guerrear contra o inimigo, não temas, não desanimes!
6) Trombetas, cântaros vazios e tochas acesas.
“Então repartiu os trezentos homens em três companhias, e deu-lhes a cada um nas suas mãos trombetas, e cântaros vazios contendo tochas acesas.” (Juízes 7:16)
Três armas que Israel usou e que nós temos também que usar para alcançarmos a vitória.
A primeira arma é a trombeta. Aquela guerra não era uma guerra comum, Deus ordenou que usassem trombetas, ou seja, era uma guerra espiritual, visto que as trombetas eram usadas em ocasiões religiosas, para conclamar o povo para ouvir a Palavra de Deus.
“Disse o Senhor a Moisés: Faze duas trombetas de prata batida; elas te servirão para convocar a congregação e dar ordem para a partida dos arraiais.” (Números 10:1-3)
“Semelhantemente, no dia da vossa alegria, e nas vossas solenidades, e nos princípios dos vossos meses, tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, sobre os vossos sacrifícios de ofertas pacíficas, e vos serão por lembrança perante vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.” (Números 10:10)
“Naquele dia se tocará uma grande trombeta. Os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito tornarão a vir, e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém.” (Isaías 27:13)
“O Senhor será visto sobre eles, e as suas flechas sairão como o relâmpago. O Senhor Deus fará soar a trombeta; marchará nos redemoinhos do sul,...” (Zacarias 9:14)
“num momento, num abrir e fechar de olhos, ao soar a última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos ressurgirão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (I Coríntios 15:52)
“Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morrerem em Cristo ressurgirão primeiro.” (I Tessalonisenses 4:16)
Nós temos a “trombeta” que é a Palavra de Deus. Com ela vamos, anunciar aos outros, a vontade de Deus, as Bênçãos de Deus e suas promessas.
A Segunda arma que Gideão entregou para os seus soldados foi os cântaros vazios. Cântaros são vasos. Vaso significa a nossa humanidade. Vaso significa o homem.
Podemos notar que Gideão entregou vasos vazios, isto é, nossa vida vazia de nossas vontades, paixões e interesses, é o que irá proporcionarmos uma vida de vitórias. Convém que Cristo seja exaltado em nós e que não caiamos na armadilha de Satanás quando este incita o homem a pensar que é auto suficiente ou “dono de seu próprio nariz”. Vaso vazio significa nossa vida totalmente pronta para a última arma...
“Palavra do Senhor, que veio a Jeremias: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e vi que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Mas o vaso, que ele fazia de barro, se quebrou na sua mão; pelo que o oleiro tornou a fazer dele outro vaso, conforme bem lhe pareceu. Então veio a mim a palavra do Senhor: Não posso fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o Senhor. Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”. (Jeremias 18:1-6)
Tochas acesas dentro dos cântaros. Esta é a terceira arma para a vitória. Cântaros vazios para receberem tochas acesas dentro deles, isto é, nossa vida vazia de nós mesmos, e cheia do Espírito Santo de Deus.
7) RESULTADO
(Juízes 7:20-23)
“Assim tocaram as três companhias as buzinas, e quebraram os cântaros; e tinham nas suas mãos esquerdas as tochas acesas, e nas suas mãos direitas as buzinas, para tocarem, e clamaram: Espada do SENHOR, e de Gideão. E conservou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então todo o exército pôs-se a correr e, gritando, fugiu. Tocando, pois, os trezentos as buzinas, o SENHOR tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, que fugiu para Zererá, até Bete-Sita, até aos limites de Abel-Meolá, acima de Tabate. Então os homens de Israel, de Naftali, de Aser e de todo o Manassés foram convocados, e perseguiram aos midianitas.”
Como Gideão, nós também venceremos. Esta história foi escrita para exemplo nosso, Deus pode e quer realizar o impossível em nossa vida. Usemos estes princípios para alcançarmos uma vida vitoriosa, em nome de Jesus! Amem
João Batista
domingo, 2 de maio de 2010
A vinda de Cristo
Atos 1:11
E lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. Esta é uma das últimas promessas a respeito da vinda de Cristo que os discípulos ouviram, ao qual, eles mesmo não entendiam, mas depois de algum tempo entenderam o seu propósito.
Este evento quse se aproxima em minha forma de pensar é como estarmos na ante-sala do arrebatamento da Igreja na terra, isso não pode ser comparado com alguma coisa marcada; pelo contrário, a Igreja desde os dias primórdios que existiu, já foi separada do mundo, pois do mundo nunca foi, mas JESUS CRISTO disse que voltaria.
Hoje em nosso dias, vemos e ouvimos pessoas falarem a respeito da vinda de Jesus, e assim como os discípulos estamos adormecidos envolvidos em nossos próprios entendimentos, levamos uma vida tão corrida que as vezes não deixamos espaço para Deus operar, nem mesmo paramos para ouvir sua voz ou sua vontade em nossas vidas, pois estamos ocupados demais, só lembramos de Deus nos momentos de tristeza, tribulação e dificuldades, pois não temos para quem correr, ou seja, pensamos que Deus é nosso empregado que está a nossa disposição, ou um banco onde depositamos nossas reservas e nos momento difíceis podemos explorar. Devemos ter cuidado pois a palavra de Deus é fiel e justa quando nos diz em (Mateus 24:35) Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Podemos ver que passam-se os anos, mudam-se as gerações mais o homem continua o mesmo, pois desde o início, mesmo com todos os milagres operados, e a mão de Deus agindo diretamente no meio do povo, o homem amava mais a si mesmo que ao Deus Todo poderoso criador dos céus e da terra, o homem preferia andar por caminhos errantes, criar seu próprio deus tentando encontrar paz, mas não reconhecia que a paz só há no único Deus que é verdadeiro, que não muda e não mudará e que está ao nosso lado em todos os momentos, só esperando que clamemos por Ele, pois está sempre pronto a nos socorrer. São tantas as promessas de Deus para nós, são tantos os sinais de seu amor, que mesmo nós errantes, Ele sempre está a velar por nós e pronto a nos perdoar, como podemos conferir (II Crônicas 7:14) e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Vemos quão grande é o amor de Deus para conosco e a bíblia nos diz que suas misericórdias não tem fim e renovam-se a cada manhã, tudo isto para que venhamos nos chegar a Ele, porém se não o fizermos, a mesma bíblia nos diz que mesmo sendo amor, Deus também é fogo consumidor (Hebreus 12:29 ). O que realmente Deus quer de nós é que sirvamos a Ele em Espírito e em verdade, que tenhamos uma vida conforme sua vontade e desfrutemos o quão bom e agradável é andar em Sua presença, tanto que nos fala que tem preparado um banquete para nós, uma cidade celestial, onde as ruas são de ouro de cristal, onde não haverá mais choro, nem pranto, ou seja será eternamente alegria, mas para isto devemos ter alguns cuidados pois Jesus nos afirma (Lucas 17:26): Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem.
Este relato de Jesus quando de sua passagem aqui na terra, nos explicita exatamente a necessidade de estarmos sempre alertas e preparados, pois quando todos achavam que nada iria acontecer, pois nunca havia descido chuva sobre a terra, ainda mais dilúvio, chamaram Noé de louco, lunático, também em nossos dias as pessoas nos vêem da mesma forma, quando falamos sobre céu, eternidade, inferno e salvação, dizem que isto não existe, que é nossa invenção. Também vemos Jesus dizer que a Igreja está como as dez virgens, o relato bíblico diz que haviam dez virgens e que todas elas tinham lâmpadas, mas somente cinco delas eram prudentes, e tinham óleo de reserva para as lâmpadas, pois perto da meia noite haveria de vir o noivo. A Bíblia diz que tardando o noivo todas toscanejaram dormiram, a situação neste momento da Igreja é exatamente esta dormindo, você pode até não concordar, mas notamos que muitos não querem mais compromissos com a Igreja, seus compromissos principais são com o trabalho e família, lazer e se sobrar tempo ai sim vai a igreja, não há uma viva esperança de servir ao Senhor JESUS CRISTO, de todo coração e de toda sua alma, podemos notar que o interesse por coisas fúteis tem tomado o tempo de nossos irmãos, o evangelismo é coisa do passado, vivemos momentos angustiantes da verdadeira Igreja na terra.
Quem ama o Evangelho sofre com esse evangelho fraco e mentiroso que inventaram pela mídia, parece que tudo ficou mais fácil na TV prometem mundos e fundos de uma utopia tão grande que muitos acreditam em pessoas que falam mentiras, e iludem com palavras bonitas e coisas treinadas pelos próprios homens (Jesus já havia predito isto - Mateus 24:11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos). Vivemos realmente o final dos tempos como relata a Bíblia nestas duas passagens, notamos que hoje muitos dão ordem ao senhor Jesus dizendo opera agora Senhor em minha vida eu ordeno, pois toda vez que escuto isso fico preocupado com as almas que aprendem errado e são gerados ovelhas com defeitos, são defeituosas.
Pergunto para vocês, como ter hoje vigilância de não dormir numa hora tão vital para a vida dos cristãos na terra? Como fazer para que possamos alertar ao povo que em breve JESUS VOLTARÁ, tocar a trombeta anunciar em todos os lugares que breve ele voltará. Não importa que você seja taxado de chato ou loco ou coisa parecida incomode anuncie que nosso grande presente está às portas e que não podemos perder tempo com fábulas e histórias que não levam há salvação de nossa alma.
No capítulo 24 de Mateus, Jesus nos adverte diversas vezes a respeito de sua vinda e mesmo assim, muitas vezes na hora em que lemos ou ouvimos, ficamos assustados, mas depois, fica sendo apenas mais uma mensagem, algo que está muito longe de se cumprir, porém atente para isto: Mateus 24:22 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem:
Amados irmãos, é muito comum ouvirmos falar ou mesmo cantar a este respeito da vinda do Filho de Deus, porém é um assunto muito sério para nós que dizemos ser filhos de Deus, pois se ainda não paramos para pensar, analisemos agora, se a vinda de Cristo será ao som de trombetas, e ao mesmo tempo como um relâmpago, não haverá tempo para se preparar, será em uma fração de segundos, pois tomemos como base um relâmpago, que vai de oriente a ocidente mais rápido que a luz, e a Bíblia nos diz que a vinda de Cristo também assim o será. Em outra passagem (Mateus 24:42-43) Jesus nos diz que a sua vinda é comparada com chegada de um ladrão, ao qual não sabemos a que horas virá. Nunca houve em todos os tempos da Igreja na terra tamanha prova que JESUS ESTÁ VOLTANDO, notamos que nos últimos anos a coisa tem mudado muito, vidas que antes eram uma bênção hoje parecem que pararam de se esforçar, não tem mais aquele fogo de antes, estão cansadas cambaleado, dormindo como diz a palavra de Deus, devemos nos perguntar será que tenho feito tudo aquilo que é me posto à mão para fazer? Será que tenho ido aos hospitais, prisões, valados, pregar que JESUS cura liberta salva e batiza no espírito santo? O que tenho eu feito pelo Reino de Deus nesta última hora, guerras rumores de guerras, terremotos, pai contra filho, filho contra pai e irmão contra irmão, sinais no céus, tudo tem se cumprido o que falta, quem sabe o senhor tem dado um tempo para que nós possamos nos alinhar nas batalhas espirituais para vencer com Cristo por Cristo.
Sejamos sábios e oremos ao Senhor para que Ele tenha misericórdia de toda sua Igreja na terra para que ninguém fique neste mundo tenebroso, e possamos ser arrebatados na hora do chamamento do nosso Senhor.
Portanto devemos estar constantemente em jejum e oração, consagrando nossas vidas na presença do Senhor a cada instante, pedindo sempre a Ele direção, para que a cada minuto venhamos conhecer a plenitude do seu Espírito, conhecendo e prosseguindo mais e mais em conhecer do Senhor, para que possamos estar firmes, inabaláveis, firmados na rocha da nossa salvação, pois somente assim, alcançaremos o nosso alvo que é Cristo.
Abra seu coração e peça para Deus fazer o que Ele quer em nossas vidas, na vida da Igreja, toquemos a trombeta e anunciemos que JESUS BREVE VOLTARÁ! Amem
João Batista
E lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. Esta é uma das últimas promessas a respeito da vinda de Cristo que os discípulos ouviram, ao qual, eles mesmo não entendiam, mas depois de algum tempo entenderam o seu propósito.
Este evento quse se aproxima em minha forma de pensar é como estarmos na ante-sala do arrebatamento da Igreja na terra, isso não pode ser comparado com alguma coisa marcada; pelo contrário, a Igreja desde os dias primórdios que existiu, já foi separada do mundo, pois do mundo nunca foi, mas JESUS CRISTO disse que voltaria.
Hoje em nosso dias, vemos e ouvimos pessoas falarem a respeito da vinda de Jesus, e assim como os discípulos estamos adormecidos envolvidos em nossos próprios entendimentos, levamos uma vida tão corrida que as vezes não deixamos espaço para Deus operar, nem mesmo paramos para ouvir sua voz ou sua vontade em nossas vidas, pois estamos ocupados demais, só lembramos de Deus nos momentos de tristeza, tribulação e dificuldades, pois não temos para quem correr, ou seja, pensamos que Deus é nosso empregado que está a nossa disposição, ou um banco onde depositamos nossas reservas e nos momento difíceis podemos explorar. Devemos ter cuidado pois a palavra de Deus é fiel e justa quando nos diz em (Mateus 24:35) Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Podemos ver que passam-se os anos, mudam-se as gerações mais o homem continua o mesmo, pois desde o início, mesmo com todos os milagres operados, e a mão de Deus agindo diretamente no meio do povo, o homem amava mais a si mesmo que ao Deus Todo poderoso criador dos céus e da terra, o homem preferia andar por caminhos errantes, criar seu próprio deus tentando encontrar paz, mas não reconhecia que a paz só há no único Deus que é verdadeiro, que não muda e não mudará e que está ao nosso lado em todos os momentos, só esperando que clamemos por Ele, pois está sempre pronto a nos socorrer. São tantas as promessas de Deus para nós, são tantos os sinais de seu amor, que mesmo nós errantes, Ele sempre está a velar por nós e pronto a nos perdoar, como podemos conferir (II Crônicas 7:14) e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Vemos quão grande é o amor de Deus para conosco e a bíblia nos diz que suas misericórdias não tem fim e renovam-se a cada manhã, tudo isto para que venhamos nos chegar a Ele, porém se não o fizermos, a mesma bíblia nos diz que mesmo sendo amor, Deus também é fogo consumidor (Hebreus 12:29 ). O que realmente Deus quer de nós é que sirvamos a Ele em Espírito e em verdade, que tenhamos uma vida conforme sua vontade e desfrutemos o quão bom e agradável é andar em Sua presença, tanto que nos fala que tem preparado um banquete para nós, uma cidade celestial, onde as ruas são de ouro de cristal, onde não haverá mais choro, nem pranto, ou seja será eternamente alegria, mas para isto devemos ter alguns cuidados pois Jesus nos afirma (Lucas 17:26): Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem.
Este relato de Jesus quando de sua passagem aqui na terra, nos explicita exatamente a necessidade de estarmos sempre alertas e preparados, pois quando todos achavam que nada iria acontecer, pois nunca havia descido chuva sobre a terra, ainda mais dilúvio, chamaram Noé de louco, lunático, também em nossos dias as pessoas nos vêem da mesma forma, quando falamos sobre céu, eternidade, inferno e salvação, dizem que isto não existe, que é nossa invenção. Também vemos Jesus dizer que a Igreja está como as dez virgens, o relato bíblico diz que haviam dez virgens e que todas elas tinham lâmpadas, mas somente cinco delas eram prudentes, e tinham óleo de reserva para as lâmpadas, pois perto da meia noite haveria de vir o noivo. A Bíblia diz que tardando o noivo todas toscanejaram dormiram, a situação neste momento da Igreja é exatamente esta dormindo, você pode até não concordar, mas notamos que muitos não querem mais compromissos com a Igreja, seus compromissos principais são com o trabalho e família, lazer e se sobrar tempo ai sim vai a igreja, não há uma viva esperança de servir ao Senhor JESUS CRISTO, de todo coração e de toda sua alma, podemos notar que o interesse por coisas fúteis tem tomado o tempo de nossos irmãos, o evangelismo é coisa do passado, vivemos momentos angustiantes da verdadeira Igreja na terra.
Quem ama o Evangelho sofre com esse evangelho fraco e mentiroso que inventaram pela mídia, parece que tudo ficou mais fácil na TV prometem mundos e fundos de uma utopia tão grande que muitos acreditam em pessoas que falam mentiras, e iludem com palavras bonitas e coisas treinadas pelos próprios homens (Jesus já havia predito isto - Mateus 24:11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos). Vivemos realmente o final dos tempos como relata a Bíblia nestas duas passagens, notamos que hoje muitos dão ordem ao senhor Jesus dizendo opera agora Senhor em minha vida eu ordeno, pois toda vez que escuto isso fico preocupado com as almas que aprendem errado e são gerados ovelhas com defeitos, são defeituosas.
Pergunto para vocês, como ter hoje vigilância de não dormir numa hora tão vital para a vida dos cristãos na terra? Como fazer para que possamos alertar ao povo que em breve JESUS VOLTARÁ, tocar a trombeta anunciar em todos os lugares que breve ele voltará. Não importa que você seja taxado de chato ou loco ou coisa parecida incomode anuncie que nosso grande presente está às portas e que não podemos perder tempo com fábulas e histórias que não levam há salvação de nossa alma.
No capítulo 24 de Mateus, Jesus nos adverte diversas vezes a respeito de sua vinda e mesmo assim, muitas vezes na hora em que lemos ou ouvimos, ficamos assustados, mas depois, fica sendo apenas mais uma mensagem, algo que está muito longe de se cumprir, porém atente para isto: Mateus 24:22 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem:
Amados irmãos, é muito comum ouvirmos falar ou mesmo cantar a este respeito da vinda do Filho de Deus, porém é um assunto muito sério para nós que dizemos ser filhos de Deus, pois se ainda não paramos para pensar, analisemos agora, se a vinda de Cristo será ao som de trombetas, e ao mesmo tempo como um relâmpago, não haverá tempo para se preparar, será em uma fração de segundos, pois tomemos como base um relâmpago, que vai de oriente a ocidente mais rápido que a luz, e a Bíblia nos diz que a vinda de Cristo também assim o será. Em outra passagem (Mateus 24:42-43) Jesus nos diz que a sua vinda é comparada com chegada de um ladrão, ao qual não sabemos a que horas virá. Nunca houve em todos os tempos da Igreja na terra tamanha prova que JESUS ESTÁ VOLTANDO, notamos que nos últimos anos a coisa tem mudado muito, vidas que antes eram uma bênção hoje parecem que pararam de se esforçar, não tem mais aquele fogo de antes, estão cansadas cambaleado, dormindo como diz a palavra de Deus, devemos nos perguntar será que tenho feito tudo aquilo que é me posto à mão para fazer? Será que tenho ido aos hospitais, prisões, valados, pregar que JESUS cura liberta salva e batiza no espírito santo? O que tenho eu feito pelo Reino de Deus nesta última hora, guerras rumores de guerras, terremotos, pai contra filho, filho contra pai e irmão contra irmão, sinais no céus, tudo tem se cumprido o que falta, quem sabe o senhor tem dado um tempo para que nós possamos nos alinhar nas batalhas espirituais para vencer com Cristo por Cristo.
Sejamos sábios e oremos ao Senhor para que Ele tenha misericórdia de toda sua Igreja na terra para que ninguém fique neste mundo tenebroso, e possamos ser arrebatados na hora do chamamento do nosso Senhor.
Portanto devemos estar constantemente em jejum e oração, consagrando nossas vidas na presença do Senhor a cada instante, pedindo sempre a Ele direção, para que a cada minuto venhamos conhecer a plenitude do seu Espírito, conhecendo e prosseguindo mais e mais em conhecer do Senhor, para que possamos estar firmes, inabaláveis, firmados na rocha da nossa salvação, pois somente assim, alcançaremos o nosso alvo que é Cristo.
Abra seu coração e peça para Deus fazer o que Ele quer em nossas vidas, na vida da Igreja, toquemos a trombeta e anunciemos que JESUS BREVE VOLTARÁ! Amem
João Batista
Tribulação
Quase todo mundo já passou por tempos turbulentos e traumáticos, durante os quais experimentou muita incerteza ou talvez até grande dor e tristeza. Estes tempos geralmente são períodos de crise individual, familiar ou mesmo nacional, em que todo recurso pessoal, físico e emocional é utilizado para superar os problemas. Angústia, tristeza, perseguição, tragédia, catástrofe, fome, guerra e incertezas são dinâmicas muito reais no dia-a-dia e nas notícias. Mas, segundo a Bíblia, haverá um tempo futuro de angústia ainda maior conhecido como "Tribulação". Essa era virá depois do Arrebatamento da Igreja e será o pior período de sofrimento que o mundo já experimentou. Ela será o maior "choque do futuro".
Os especuladores econômicos de Wall Street geralmente são divididos em otimistas e pessimistas (chamados de "touros" e "ursos"), conforme sua "interpretação" dos indicadores e das tendências econômicas. Da mesma forma, intérpretes da Bíblia podem ler suas passagens proféticas e entender grande parte do plano de Deus para o futuro. A diferença é que, através do estudo da profecia com cuidado e oração, a maior parte da especulação pode ser eliminada. Ao contrário dos mercados futuros, o plano de Deus é claro e certo. Acreditar no Arrebatamento implica que os crentes devem ser pessimistas e apáticos? Evidentemente que não! Devemos ser realistas e vigilantes. Somos realistas com relação ao futuro e esperamos a vinda do Senhor Jesus Cristo para Sua Igreja. Mas também reconhecemos que depois do Arrebatamento haverá um tempo de intensa Tribulação mundial.
A Bíblia fala mais sobre esses sete anos do que sobre qualquer outro período de tempo profético. Durante esses sete anos, o Anticristo surgirá, haverá perseguição aos novos crentes e ao povo judeu, e a grande batalha de Armagedom e a Segunda Vinda de Cristo acontecerão.
O Novo Testamento nos ensina que a atual era da Igreja também incluirá provações e tribulações. Jesus disse: "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16.33). O apóstolo Paulo advertiu: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3.12). Mas a perseguição do mundo contra a Igreja nesta era não é a ira de Deus. A tribulação futura será um tempo de castigo de Deus sobre o mundo que rejeitou a Cristo - um tempo do qual a Igreja será livrada como o nosso Senhor prometeu (Apocalipse 3.10; 1 Tessalonicenses 1.10; 5.9).
Os crentes podem viver diariamente com a certeza de que a história humana terminará com Jesus Cristo como o Vencedor. O futuro é certo. Mas Jesus disse aos Seus discípulos que antes da vitória final "haverá Grande Tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, e nem haverá jamais" (Mateus 24.21). Na sua intensidade e agonia, essa época será infeliz e indesejável. Mas foi previsto que ela vai acontecer e está descrito como ela será. A Bíblia diz que ela será trágica, mas real. [...]
Qual a relação entre "o tempo da ira de Deus" e a Tribulação?
Já que a Bíblia usa muitos termos para descrever uma variedade de atividades associadas ao julgamento de Deus durante a Tribulação, e já que "Tribulação" e "ira de Deus" às vezes são usadas para referir-se ao mesmo período de tempo (i.e., a Tribulação de sete anos), conclui-se que o tempo da ira de Deus acontece durante a Tribulação.
A base bíblica para essa conclusão pode ser oferecida da seguinte maneira: Deuteronômio 4.30 descreve esse período do fim dos tempos como tempo de tribulação. Sofonias 1.15 chama o mesmo dia "de alvoroço e desolação" (i.e., tribulação) e de "dia da ira". Os autores do Novo Testamento tomam esse termo do Antigo Testamento e usam-no como característica geral do que denominamos de período de sete anos da Tribulação, já que é um tempo em que a ira acumulada de Deus é liberada sobre a história humana e traz retribuição a um mundo que rejeitou a Cristo, mundo que será motivado por Satanás a perseguir crentes e judeus (Romanos 2.5; 5.9; Colossenses 3.6; Apocalipse 14.10, 19; 15.1,7; 16.1,19; 19.15).
Por exemplo, Romanos 2.5 diz: "Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus".
Portanto, vemos que a Bíblia diz que o que acontece com a humanidade na Tribulação será motivado pela ira de Deus, que está se acumulando durante a atual era da graça. [...]
Qual a relação entre "o tempo de angústia para Jacó" e a Tribulação?
A frase "tempo de angústia para Jacó" vem da profecia encontrada em Jeremias 30.5-7: "Assim diz o Senhor: Ouvimos uma voz de tremor e de temor e não de paz. Perguntai, pois, e vede, se acaso, um homem tem dores de parto. Por que vejo, pois, a cada homem com as mãos na cintura, como a que está dando à luz? E por que se tornaram pálidos todos os rostos? Ah! Que é grande aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela".
Nessa passagem o profeta Jeremias fala de um tempo ainda futuro quando grande angústia ou tribulação virá sobre todo o Israel, que é simbolicamente denominado de "Jacó". Esse tempo é a Tribulação futura, ou um evento passado? É melhor interpretar esse tempo de angústia como algo que ainda é futuro para Israel - um tempo conhecido como a septuagésima semana de Daniel ou a Tribulação. O expositor bíblico e estudioso de profecia Dr. Charles H. Dyer escreve sobre essa passagem e seu significado:
A que "tempo de angústia" Jeremias está se referindo? Alguns acham que ele está indicando a derrota de Judá pela Babilônia ou a derrota posterior da Babilônia pela Medo-Pérsia. Mas, em ambos esses períodos o Reino do Norte, Israel, não foi afetado. Ele já tinha sido levado ao cativeiro (em 722 a.C.). Uma solução melhor é que Jeremias está referindo-se a um período de tribulação futuro quando o remanescente de Israel e Judá sofrerá uma perseguição incomparável (Daniel 9.27; 12.1; Mateus 24.15-22). O período terminará quando Cristo aparecer para resgatar os Seus eleitos (Romanos 11.26) e estabelecer Seu reino (Mateus 24.30-31; 25.31-46; Apocalipse 19.11-21; 20.4-6).[1]
Portanto, o tempo de angústia para Jacó enfatiza o aspecto da Tribulação futura que expressa a dificuldade pela qual os judeus ou descendentes de Jacó passarão durante esse período. [...]
Por que a Tribulação é Importante?
A Tribulação é importante para os crentes hoje por várias razões. Em primeiro lugar, o estudo da Palavra de Deus é sempre importante, e deve ser feito com cuidado. Independentemente do tipo de passagens estudadas, sejam sobre aliança ou cronologia, poesia, parábola, ou profecia, todas devem ser estudadas e aplicadas diligentemente. "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra" (2 Timóteo 3.16-17). A Tribulação é importante porque é ensinada na Bíblia.
Em segundo lugar, a Tribulação é importante porque, de certa forma, Satanás é desmascarado e vemos suas verdadeiras intenções e motivações. Essa compreensão do seu plano, se aplicada corretamente, pode ajudar o crente hoje na batalha espiritual.
Por exemplo, vemos que durante a Tribulação, Satanás usa a religião como um caminho falso e enganador. Isso é uma advertência para nós hoje.
Em terceiro lugar, a Tribulação é importante para nós porque grande parte do que vemos hoje e vimos no passado é uma preparação para o que virá. Por exemplo, o impulso atual para a globalização não pode surpreender aqueles que estão cientes do que a Bíblia ensina sobre o futuro. Porque nosso Deus Soberano ordenou anteriormente esses eventos, devemos nos confortar com o fato de que Ele está no controle. Esse tempo futuro de intensa maldade é a manifestação máxima da natureza pecaminosa da humanidade conjugada ao plano rebelde de Satanás. Mas ambos serão levados a julgamento por parte de um Deus justo e onipotente.
Conclusão
A história humana está cheia de tragédias e desespero pessoal, nacional e internacional. Em cada século, em cada império e em cada era houve manifestações do pecado original, da queda e da atividade satânica. As passagens da profecia bíblica (e outras passagens da Bíblia) ensinam claramente que o futuro trará um período específico de trauma e de tragédia extremos, durante o qual o terror e a tribulação serão intensos e internacionais. Essa era durará sete anos e, depois da batalha de Armagedom, culminará na Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo para estabelecer Seu reino milenar na terra. Nós acreditamos que essa era de Tribulação, cheia de destruição e perseguição, acontecerá depois do Arrebatamento da Igreja. Isto, porém, não isenta os crentes de hoje das suas responsabilidade diárias, do evangelismo, do discipulado e da vida santificada. A tribulação é certa, mas a vitória também é. Com relação à Tribulação, não devemos nos preocupar em como será a vida naqueles dias, mas sim, em como está a nossa vida hoje em dia. "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" (Efésios 5.15-16).
Que o Espírito Santo possa falar melhor em cada coração. Amém
João Batista
Os especuladores econômicos de Wall Street geralmente são divididos em otimistas e pessimistas (chamados de "touros" e "ursos"), conforme sua "interpretação" dos indicadores e das tendências econômicas. Da mesma forma, intérpretes da Bíblia podem ler suas passagens proféticas e entender grande parte do plano de Deus para o futuro. A diferença é que, através do estudo da profecia com cuidado e oração, a maior parte da especulação pode ser eliminada. Ao contrário dos mercados futuros, o plano de Deus é claro e certo. Acreditar no Arrebatamento implica que os crentes devem ser pessimistas e apáticos? Evidentemente que não! Devemos ser realistas e vigilantes. Somos realistas com relação ao futuro e esperamos a vinda do Senhor Jesus Cristo para Sua Igreja. Mas também reconhecemos que depois do Arrebatamento haverá um tempo de intensa Tribulação mundial.
A Bíblia fala mais sobre esses sete anos do que sobre qualquer outro período de tempo profético. Durante esses sete anos, o Anticristo surgirá, haverá perseguição aos novos crentes e ao povo judeu, e a grande batalha de Armagedom e a Segunda Vinda de Cristo acontecerão.
O Novo Testamento nos ensina que a atual era da Igreja também incluirá provações e tribulações. Jesus disse: "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16.33). O apóstolo Paulo advertiu: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3.12). Mas a perseguição do mundo contra a Igreja nesta era não é a ira de Deus. A tribulação futura será um tempo de castigo de Deus sobre o mundo que rejeitou a Cristo - um tempo do qual a Igreja será livrada como o nosso Senhor prometeu (Apocalipse 3.10; 1 Tessalonicenses 1.10; 5.9).
Os crentes podem viver diariamente com a certeza de que a história humana terminará com Jesus Cristo como o Vencedor. O futuro é certo. Mas Jesus disse aos Seus discípulos que antes da vitória final "haverá Grande Tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, e nem haverá jamais" (Mateus 24.21). Na sua intensidade e agonia, essa época será infeliz e indesejável. Mas foi previsto que ela vai acontecer e está descrito como ela será. A Bíblia diz que ela será trágica, mas real. [...]
Qual a relação entre "o tempo da ira de Deus" e a Tribulação?
Já que a Bíblia usa muitos termos para descrever uma variedade de atividades associadas ao julgamento de Deus durante a Tribulação, e já que "Tribulação" e "ira de Deus" às vezes são usadas para referir-se ao mesmo período de tempo (i.e., a Tribulação de sete anos), conclui-se que o tempo da ira de Deus acontece durante a Tribulação.
A base bíblica para essa conclusão pode ser oferecida da seguinte maneira: Deuteronômio 4.30 descreve esse período do fim dos tempos como tempo de tribulação. Sofonias 1.15 chama o mesmo dia "de alvoroço e desolação" (i.e., tribulação) e de "dia da ira". Os autores do Novo Testamento tomam esse termo do Antigo Testamento e usam-no como característica geral do que denominamos de período de sete anos da Tribulação, já que é um tempo em que a ira acumulada de Deus é liberada sobre a história humana e traz retribuição a um mundo que rejeitou a Cristo, mundo que será motivado por Satanás a perseguir crentes e judeus (Romanos 2.5; 5.9; Colossenses 3.6; Apocalipse 14.10, 19; 15.1,7; 16.1,19; 19.15).
Por exemplo, Romanos 2.5 diz: "Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus".
Portanto, vemos que a Bíblia diz que o que acontece com a humanidade na Tribulação será motivado pela ira de Deus, que está se acumulando durante a atual era da graça. [...]
Qual a relação entre "o tempo de angústia para Jacó" e a Tribulação?
A frase "tempo de angústia para Jacó" vem da profecia encontrada em Jeremias 30.5-7: "Assim diz o Senhor: Ouvimos uma voz de tremor e de temor e não de paz. Perguntai, pois, e vede, se acaso, um homem tem dores de parto. Por que vejo, pois, a cada homem com as mãos na cintura, como a que está dando à luz? E por que se tornaram pálidos todos os rostos? Ah! Que é grande aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela".
Nessa passagem o profeta Jeremias fala de um tempo ainda futuro quando grande angústia ou tribulação virá sobre todo o Israel, que é simbolicamente denominado de "Jacó". Esse tempo é a Tribulação futura, ou um evento passado? É melhor interpretar esse tempo de angústia como algo que ainda é futuro para Israel - um tempo conhecido como a septuagésima semana de Daniel ou a Tribulação. O expositor bíblico e estudioso de profecia Dr. Charles H. Dyer escreve sobre essa passagem e seu significado:
A que "tempo de angústia" Jeremias está se referindo? Alguns acham que ele está indicando a derrota de Judá pela Babilônia ou a derrota posterior da Babilônia pela Medo-Pérsia. Mas, em ambos esses períodos o Reino do Norte, Israel, não foi afetado. Ele já tinha sido levado ao cativeiro (em 722 a.C.). Uma solução melhor é que Jeremias está referindo-se a um período de tribulação futuro quando o remanescente de Israel e Judá sofrerá uma perseguição incomparável (Daniel 9.27; 12.1; Mateus 24.15-22). O período terminará quando Cristo aparecer para resgatar os Seus eleitos (Romanos 11.26) e estabelecer Seu reino (Mateus 24.30-31; 25.31-46; Apocalipse 19.11-21; 20.4-6).[1]
Portanto, o tempo de angústia para Jacó enfatiza o aspecto da Tribulação futura que expressa a dificuldade pela qual os judeus ou descendentes de Jacó passarão durante esse período. [...]
Por que a Tribulação é Importante?
A Tribulação é importante para os crentes hoje por várias razões. Em primeiro lugar, o estudo da Palavra de Deus é sempre importante, e deve ser feito com cuidado. Independentemente do tipo de passagens estudadas, sejam sobre aliança ou cronologia, poesia, parábola, ou profecia, todas devem ser estudadas e aplicadas diligentemente. "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra" (2 Timóteo 3.16-17). A Tribulação é importante porque é ensinada na Bíblia.
Em segundo lugar, a Tribulação é importante porque, de certa forma, Satanás é desmascarado e vemos suas verdadeiras intenções e motivações. Essa compreensão do seu plano, se aplicada corretamente, pode ajudar o crente hoje na batalha espiritual.
Por exemplo, vemos que durante a Tribulação, Satanás usa a religião como um caminho falso e enganador. Isso é uma advertência para nós hoje.
Em terceiro lugar, a Tribulação é importante para nós porque grande parte do que vemos hoje e vimos no passado é uma preparação para o que virá. Por exemplo, o impulso atual para a globalização não pode surpreender aqueles que estão cientes do que a Bíblia ensina sobre o futuro. Porque nosso Deus Soberano ordenou anteriormente esses eventos, devemos nos confortar com o fato de que Ele está no controle. Esse tempo futuro de intensa maldade é a manifestação máxima da natureza pecaminosa da humanidade conjugada ao plano rebelde de Satanás. Mas ambos serão levados a julgamento por parte de um Deus justo e onipotente.
Conclusão
A história humana está cheia de tragédias e desespero pessoal, nacional e internacional. Em cada século, em cada império e em cada era houve manifestações do pecado original, da queda e da atividade satânica. As passagens da profecia bíblica (e outras passagens da Bíblia) ensinam claramente que o futuro trará um período específico de trauma e de tragédia extremos, durante o qual o terror e a tribulação serão intensos e internacionais. Essa era durará sete anos e, depois da batalha de Armagedom, culminará na Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo para estabelecer Seu reino milenar na terra. Nós acreditamos que essa era de Tribulação, cheia de destruição e perseguição, acontecerá depois do Arrebatamento da Igreja. Isto, porém, não isenta os crentes de hoje das suas responsabilidade diárias, do evangelismo, do discipulado e da vida santificada. A tribulação é certa, mas a vitória também é. Com relação à Tribulação, não devemos nos preocupar em como será a vida naqueles dias, mas sim, em como está a nossa vida hoje em dia. "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" (Efésios 5.15-16).
Que o Espírito Santo possa falar melhor em cada coração. Amém
João Batista
Assinar:
Postagens (Atom)
Minha lista de blogs
-
-
O Último Capítulo do Livro de JóHá 2 semanas
-
-
-