quarta-feira, 3 de julho de 2013

Servir para ser servido

Conta-se uma história sobre uma agulha, uma linha e um alfinete, onde eles discutiam sobre o trabalho que realizavam e cada qual apresentava suas credenciais, atribuindo a si, o grau de maior importância. Conforme a história se desenrola, cada um defende seu trabalho na tentativa de convencer o outro de sua importância.

— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
 
— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...

— Anda, aprende, tola. Você cansou de abrir caminho para esta linha ingrata e agora ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.

Está história foi escrita por Machado de Assis e pode ser vista completa no livro (Para Gostar de Ler - Volume 9 - Contos).
 
Meditação:

O que acontece com as pessoas? O orgulho de todos é muito grande, alguns se comportam como agulhas, alguns como linha e outros como alfinetes. Em todas as áreas da vida em todos os ramos e profissões e até dentro das igrejas as pessoas estão sempre disputando quem é o mais importante.

Quando nós lemos os evangelhos, vemos ali os discípulos de Jesus na maior contenda discutindo quem é o maior. O ser humano tem necessidade de se sentir importante, mas, a pessoa mais importante de todos os tempos, foi também, a mais humilde que já existiu. Jesus sendo quem é, nunca se gloriou, nunca bateu no peito com orgulho dizendo Eu sou o bom Eu sou o filho de Deus, mas comportou-se como servo.

Ele gostaria que nós seres humanos, orgulhosos e com pouco entendimento, compreendêssemos que o importante é o serviço que prestamos e não a posição que ocupamos. Quando alguém começa disputar muito a respeito de sua própria importância, a pessoa revela um sentimento extremamente carnal veja o que o apóstolo Paulo escreveu em sua carta aos 1 coríntios 3:3 "Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?"
 
Veja, a pessoa que vive em disputa de importância querendo ser melhor que todo mundo não está seguindo a Cristo, pois Ele foi o mais humilde entre todos que já viveram, mesmo sendo o ser o mais importante entre os céus e terra. A pessoa quando quer ser alguma coisa, se torna carnal o apóstolo Paulo, segue falando assim nos versículos 6 e 7  "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento".
 
O ser humano acaba se esquecendo que não é nada e que Deus sim é importante. Se a pessoa pensa que é alguma coisa o evangelho diz que ela está enganando a si mesma, como  podemos ver em Gálatas capítulo 6:3-5 "Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga".
 
Vejamos, se há alguma satisfação naquilo que fazemos devemos ser gratos; não podemos nos gloriar por isto, porque tudo o que fazemos, ou seja, a nossa capacidade, vem de Deus. Vamos confirmar isto em  2 coríntios 3:4 "E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus".
 
Meus queridos, não sejamos como a agulha que acha que está indo na frente como pioneira fazendo todo trabalho, por isto é importante. Também não sejamos como a linha imaginando que por causa de sua tarefa é a mais privilegiada, tão pouco sejamos como alfinete que diz a onde eu espeto eu fico, não divido nada com ninguém.
 
Você está neste mundo para servir e você só vai conseguir fazer algo de útil e importante neste mundo se reconhecer que não é nada e que sua capacidade vem de Deus. Se você quer ainda realizar algo que tenha valor neste tempo e neste mundo, você deve depositar sua confiança em Jesus Cristo. Por isto, cito as palavras do mais humilde de todos homens que já existiu expressa no evangelho de João capítulo 15:1 "EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador".
 
Jesus aqui reconhece que Ele é a videira e Deus é quem faz o trabalho. Jesus dá toda a honra para o pai e ainda diz "Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto", ou seja, se você servir, sabendo que os resultados vem de Deus pai, Ele vai te limpar para que você dê mais resultados ainda em tudo aquilo que você faz, em qualquer área de sua vida.
 
Nos versículos 4-5 Ele diz "Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer".
 
Não há maior exemplo que este, não há maior entrega, o maior de todos os homens veio a este mundo servir, tornando-se o menor, para nos ensinar que: "quem não vive para servir, não serve para viver...".

Fonte: Pregadores
Por J.B

Nenhum comentário:

Postar um comentário