quarta-feira, 3 de julho de 2013

Servir para ser servido

Conta-se uma história sobre uma agulha, uma linha e um alfinete, onde eles discutiam sobre o trabalho que realizavam e cada qual apresentava suas credenciais, atribuindo a si, o grau de maior importância. Conforme a história se desenrola, cada um defende seu trabalho na tentativa de convencer o outro de sua importância.

— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
 
— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...

— Anda, aprende, tola. Você cansou de abrir caminho para esta linha ingrata e agora ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.

Está história foi escrita por Machado de Assis e pode ser vista completa no livro (Para Gostar de Ler - Volume 9 - Contos).
 
Meditação:

O que acontece com as pessoas? O orgulho de todos é muito grande, alguns se comportam como agulhas, alguns como linha e outros como alfinetes. Em todas as áreas da vida em todos os ramos e profissões e até dentro das igrejas as pessoas estão sempre disputando quem é o mais importante.

Quando nós lemos os evangelhos, vemos ali os discípulos de Jesus na maior contenda discutindo quem é o maior. O ser humano tem necessidade de se sentir importante, mas, a pessoa mais importante de todos os tempos, foi também, a mais humilde que já existiu. Jesus sendo quem é, nunca se gloriou, nunca bateu no peito com orgulho dizendo Eu sou o bom Eu sou o filho de Deus, mas comportou-se como servo.

Ele gostaria que nós seres humanos, orgulhosos e com pouco entendimento, compreendêssemos que o importante é o serviço que prestamos e não a posição que ocupamos. Quando alguém começa disputar muito a respeito de sua própria importância, a pessoa revela um sentimento extremamente carnal veja o que o apóstolo Paulo escreveu em sua carta aos 1 coríntios 3:3 "Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?"
 
Veja, a pessoa que vive em disputa de importância querendo ser melhor que todo mundo não está seguindo a Cristo, pois Ele foi o mais humilde entre todos que já viveram, mesmo sendo o ser o mais importante entre os céus e terra. A pessoa quando quer ser alguma coisa, se torna carnal o apóstolo Paulo, segue falando assim nos versículos 6 e 7  "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento".
 
O ser humano acaba se esquecendo que não é nada e que Deus sim é importante. Se a pessoa pensa que é alguma coisa o evangelho diz que ela está enganando a si mesma, como  podemos ver em Gálatas capítulo 6:3-5 "Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga".
 
Vejamos, se há alguma satisfação naquilo que fazemos devemos ser gratos; não podemos nos gloriar por isto, porque tudo o que fazemos, ou seja, a nossa capacidade, vem de Deus. Vamos confirmar isto em  2 coríntios 3:4 "E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus".
 
Meus queridos, não sejamos como a agulha que acha que está indo na frente como pioneira fazendo todo trabalho, por isto é importante. Também não sejamos como a linha imaginando que por causa de sua tarefa é a mais privilegiada, tão pouco sejamos como alfinete que diz a onde eu espeto eu fico, não divido nada com ninguém.
 
Você está neste mundo para servir e você só vai conseguir fazer algo de útil e importante neste mundo se reconhecer que não é nada e que sua capacidade vem de Deus. Se você quer ainda realizar algo que tenha valor neste tempo e neste mundo, você deve depositar sua confiança em Jesus Cristo. Por isto, cito as palavras do mais humilde de todos homens que já existiu expressa no evangelho de João capítulo 15:1 "EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador".
 
Jesus aqui reconhece que Ele é a videira e Deus é quem faz o trabalho. Jesus dá toda a honra para o pai e ainda diz "Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto", ou seja, se você servir, sabendo que os resultados vem de Deus pai, Ele vai te limpar para que você dê mais resultados ainda em tudo aquilo que você faz, em qualquer área de sua vida.
 
Nos versículos 4-5 Ele diz "Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer".
 
Não há maior exemplo que este, não há maior entrega, o maior de todos os homens veio a este mundo servir, tornando-se o menor, para nos ensinar que: "quem não vive para servir, não serve para viver...".

Fonte: Pregadores
Por J.B

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Jesus, o amigo certo das horas incertas...

As vezes parece que não tem mais jeito e ai você diz: Meu Deus eu não vou suportar. Você deita e chora, chora até pegar no sono. Você vai falar com o Senhor, vai desabafar, mas as palavras não saem e as lágrimas desabafam por você! Você olha pro teu lado e vê tanta coisa que te faz mal, aliás, só vê isso. Parece que não tem mais jeito, parece que é melhor esperar a morte e pronto.
As vezes, você pensa: Vou desistir. As vezes você pensa: Todos me esqueceram. Ou até mesmo, você pensa: Deus, porque me tratam assim? É, momentos difíceis não é? Mas maior é o Senhor que esta contigo (1 João 4:4).

Maior é o Deus que te da forças, que te da paciência e te mostra que por mais que existam problemas, por mais que há aflições, Ele jamais, jamais, te abandona (Salmos 34:19). Ele esta sempre contigo, te abraçando, enxugando as tuas lágrimas, te pegando no colo dizendo: Filha(o), eu estou contigo, essas coisas que você passa é pra te fortalecer a cada dia mais, e esse sofrimento vai acabar, creia nisso (1 Pedro 5:10). Eu sou contigo. E sabe? Isso é verdade. 

Deus esta conosco em todos os momentos, sempre esta nos fortalecendo e para isto temos apenas de crer que todos os nossos sofrimentos irão acabar e depois, iremos declarar a vitória de cada luta que passamos, seja na família, amizade ou até mesmo profissional. 

O Senhor é um Deus misericordioso, e Ele sempre esta de braços abertos para nos ajudar (Isaías 30:18). Sabe aqueles momentos que você esta muito triste, angustiado ou até mesmo muito revoltado com todos e com o mundo, Ele esta agindo por você, Ele esta fazendo tudo se acalmar, mesmo que você não veja, Ele esta lá, fazendo tudo cessar, fazendo toda dor, toda angústia, toda raiva, toda a tempestade se acalmar. E faz você dormir novamente em paz nos braços dEle (Salmos 4:8). Ele nos faz perceber que está presente mesmo sem merecermos, mesmo que sejamos falhos, pecadores, pois sua graça nos alcançou.

Fonte: Desafiando Gigantes
J.B

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O CHAMADO DA ÚLTIMA HORA!

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. (Mateus 24:4-5)

Deus chama todos os povos e todas as nações,
Todos os homens, todas as mulher
E todos os jovens
Ao arrependimento, ao plano da salvação
Venham todos porque não há acepção.

O Senhor
O Criador quer que todos tenham vida.
O Senhor, o Criador ainda ama o que criou.
Porque o amor de Deus é além do céu
Que enviou o Senhor Jesus
O seu único Filho, o seu amado Filho.

Venhamos todos que querem vida,
O que tem sede de água viva
E que andar na luz;
O que procura a paz
Que tem sede de justiça
E quer vencer o mal.

O escapar da morte
O ter vida eterna
Não está em religiões
Mas sim no homem
Se voltar para Deus
E crer em Cristo Jesus.

Vivemos dias difíceis em que já não se distingue o certo do errado, a verdade da mentira, pois tudo se tornou relativo. A palavra de ordem que ouvimos é "temos de aceitar as pessoas da forma que elas são e como são", não se pode mais expressar as verdades bíblicas, pois como alguns dizem, as verdades alí contidas são fantasias dos "loucos e fanáticos", sendo também, discriminatória contra a forma de viver aceita pela sociedade moderna.

A preocupação nas igrejas hoje já não é mais com as almas, mas com a "teologia da prosperidade", esquecendo-se das sã doutrina, ou seja, deixaram de lado as doutrinas básicas da bíblia. Estamos presenciando em nossas igrejas uma verdadeira avalanche de símbolos, mandingas e despachos e o nome de Jesus ficou em segundo plano; tudo aquilo que outrora questionamos e pregamos, hoje é aceito, devido a falta de conhecimento de Deus.

Há tantas pessoas que não pensam sequer 2 vezes por dia em Deus e nós cristão estamos calados envolvidos em nosso mundinho, cada um se preocupando com o seu "eu", não encontrando tempo para proclamarmos a Deus e cumprir o ide de Jesus "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).

Em meio a este paradoxo da religião em nossos dias, a letra dete hino acima, no faz um convite à vida, a termos sede da água viva que é Cristo, nos faz um convite a voltarmos ao primeiro amor, a esquecermos da religião, nos voltarmos aos primórdios da fé, a buscarmos a luz, a termos sede de justiça, verdadeiramente, nos voltarmos para Deus.

Não sabemos o dia nem a hora em que o Senhor virá, pode ser a qualquer momento, pode ser agora. Será que estamos prontos para este encontro (Mateus 25:1-13).

O refrão do hino nos diz "Venham todos que querem vida", esta vida, não é a nossa vida rotineira, não é a vida terrena, mas vida nova em Cristo, uma vida que mesmo estando nós no mundo, podemos desfrutar da plenitude de sua graça e para isto, precisamos apenas buscar ao Senhor, pois Ele nos responde.

Não devemos esquecer que somos todos pecadores e vivemos num vazio eterno sem Deus, e a única forma de preencher este vazio é "Se voltar para Deus e crer em Cristo" e quando o fazemos, também esquecemos de nós mesmo e passamos a nos preocupar com as almas, pois, temos certeza que tudo mais Ele fará por nós (Mateus 6:33).

Que o Espírito Santo, fale melhor em cada coração. Amém!
J.B

terça-feira, 11 de junho de 2013

Afinal o que é Salvação ? O que fazer para ser Salvo ?

Salvação é um termo que genericamente se refere à "libertação" de um estado ou condição indesejável.  Tem sua origem no grego soteria, transmitindo a ideia de cura, redenção, remédio e resgate; no latim salvare, que significa `salvar´, e também de `salus´, que significa ajuda ou saúde.

A salvação é um dom de Deus, uma dádiva do Senhor, que é recebida gratuitamente através da “fé”: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2.8).

Deus nos amou desde a eternidade, mesmo sabendo que iriamos desobedecê-lo e assim, como remédio para a humanidade, nos enviou Jesus, que entregando-se na cruz, assumiu nossas culpas, levando sobre sí os nossos pecados, nos livrando de um estado indesejável chamado "pecado", trezendo-nos à condição de redimidos. Jesus se sacrificou por todos os homens, ou seja, sua Graça (favor imerecido), alcançou a todos os pecadores (Tito 2:11), justificando nossos erros, delitos e pedados de uma só vez. A justificação é para todos, não háexcessão, não há condição, o amor de Deus foi incondicional ao enviar seu Filho ao mundo (João 3:16).

Uma pessoa para ser salva, precisa aceitar a Jesus como Senhor e Salvador. Salvação envolve confissão e aceitação de coração, podemos conferir em (Romanos 10:9) que diz: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo". A salvação é simples e importa que saibamos disto, pois Deus assim nos ensina e revela em sua palavra, mas necessário é que a ouçamos "Porque Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo" (Romanos 10:13). "O sangue de Cristo, nos purifica de todo pecado". (1 João 1:7).

Alguns “acham” que estão salvos, porque algum dia disseram algumas palavras a Deus e pronto, mas, ainda permanecem na mesma vida de antes. A marca da salvação na vida de uma pessoa é percebida através de um processo de mudança contínuo que tem seu início na confissão até chegar a glorificação, quando com Cristo formos morar nos céus, pois este é o objetivo final da salvação. 

Este processo diário na busca da santificação é que demonstra a presença de Cristo em nós e que de fato, o confessamos como Senhor e gestor de nossas vidas. Não estou falado de mudança exterior, mas, interior, mudança que nos leva a reconhecer nossa condição de pecador e a buscar a santificação. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14).

Que o Espírito Santo possa falar melhor em cada coração. Amém!

J.B

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tribulação e a Vida Cristã

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente. (2 Coríntios 4:17)

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, a paciência a

experiência e a experiência a esperança. (Romanos 5:3-4)

Amados, não é de hoje que vemos, ouvimos e muitas vezes somos aflingidos por tribulações, mas afinal, o que é tribulação ? Qual o seu significado em nossas vidas ? Como vencê-las e superá-las ?

A palavra tribulação significa (do latim tribulatio.onis - aquilo que pesa, carga, peso), significa aflição, tormento, dor, infelicidade, amargura, adversidade, entre outros atributos...

Tribulação é um treinamento através do qual Deus aperfeiçoa o caráter do crente, fortalecendo sua fé, pois desenvolve o exercício da paciência e da experiência para enfrentar os obstáculos da vida. A tribulação é um processo que ninguém gostaria de passar. Quando somos afligidos, e provados, sentimos dor e entramos em desespero, ou seja, a vida muda por completo. 

Como Paulo nos diz, é em meio as tribulações que somos provados e aprovados, assim Deus nos avalia, sobre todos os aspectos e áreas de nossa vida.

O apóstolo Paulo, nesta carta aos Romanos, nos revela que apesar do sofrimento, a tribulação nos leva a algo mais, a chegarmos ao centro da vontade de Deus, ao patamar que Ele nos quer. Bom seria se não precisássemos passar por elas, mas, um dia ela chega, bate em nossa porta, não pede licença para entrar e as vezes, ficamos sem entender e compreender, quais os motivos.

Deus muitas vezes permite o sofrimento para manifestação da sua gloria e para provar nossa fé; as vezes, para nós mesmos e para os outros como é o caso de Jô. (Jô. 9.1-3 e João 9.1-3).

Sabendo que a Tribulação produz a Perseverança. O que é ser perseverante ?
Perseverança, é uma ação é uma qualidade de quem é firme, constante, persistente. Quando o apóstolo Paulo, diz que atribulação produz em nós a perseverança, ele queria dizer, não importa, o tamanho do seu sofrimento, seja perseverante, confia em Deus, Ele vai te ajudar.

A pessoa que é perseverante é firme. Mas, qual é a base da nossa perseverança? A base é Jesus, Ele é o nosso alicerce.

Jesus disse para Pedro: Sobre está pedra edificarei a minha igreja. (Mt 16:18). Jesus estava dizendo: Todos que buscarem a minha palavra estarão seguros.

Jesus, Ele é a rocha inabalável, então, se você está sendo provado e está passando por tribulações é sinal que você está sendo provado e aperfeiçoado pelo Senhor.

Tantas vezes em nossas vidas, nos encontramos em momentos de dificuldades tão intensas e sombrias que parece ter Deus nos esquecido ou esquecido de Sua promessa para conosco. Nós vemos na tribulação um obstáculo para atingirmos a nossa benção e mergulhamos muitas vezes em depressão, porque pedimos que Deus nos tire da tribulação e parece que Ele não nos ouve.

Contudo, o Apostolo Paulo escreveu esta carta aos crentes romanos que padeciam muitas perseguições, carta esta inspirada pelo Espírito Santo e portanto fala conosco hoje também "...nos gloriamos na Tribulação...", que significa: "nos alegramos na tribulação".

Serão então as tribulações, um mal para nossa vida cristã? Se são, então por que Deus as permite?

Amados, o que eu vou dizer pode chocar a muitos, mas, as tribulações são uma benção.

A tribulação produz perseverança. A perseverança nos aperfeiçoa

Tiago em sua carta, no capítulo 1º, versículos 3 e 4, fala sobre o mesmo tema e se aprofunda nele dizendo que a perseverança nos aperfeiçoa, isto quer dizer, que apenas e unicamente através das tribulações, somos aperfeiçoados para que cheguemos à medida perfeita da estatura de Cristo, Nosso Senhor.

O Senhor Jesus disse a Paulo "Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza", e, é quando chegamos aos nossos limites que nossa vaidade e orgulho se quebram e nós recorremos Àquele que é poderoso para nos salvar. Então, com nosso ego despedaçado, Deus pode agir em nossa vida, moldando-nos conforme a sua vontade, e ensinando-nos a confiar somente n`Ele, conhecendo a Sua voz e seguindo-o pelos desertos até nossa Canaã celestial.

Perseverança é sinônimo de "constância" e "firmeza", ambos atributos que têm faltado muito em nossos dias, porque justamente fraquejamos na hora da tribulação e pedimos a Deus alívio para o sofrimento, ao invés de aceitar a Sua Vontade e Sabedoria.

Devemos pedir forças para vencer a tribulação e confiar que Deus em Sua infinita misericórdia nos atenderá. Lembremos o que Jesus no ensinou "neste mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33). Tenhamos sempre em nossa mente que a tribulação é permitida por Deus para nos provar e fazer-nos crescer, fazer-nos constantes e firmes na fé, aceitemo-la e prossigamos firme para o alvo, correndo com perseverança a carreira que nos foi proposta. (Hebreus 12:1)

Para nossa meditação, uma pequena parábola.

No princípio o fazedor de lápis falou ao lápis dizendo:

Precisas saber cinco coisas antes que eu te mande ao mundo. Lembre-as sempre e tornar-te-ás no melhor lápis que podes ser, isto poderá ser sua salvação.

PRIMEIRO

Serás capaz de fazer grandes coisas, mas apenas se permitires ser seguro pelas mãos de alguém, isto poderá ser sua salvação.

SEGUNDO

De tempos em tempos experimentarás cortes doloridos, mas isto é necessário para que te tornes um lápis melhor, isto poderá ser sua salvação.

TERCEIRO

Tens a habilidade para corrigir qualquer erro que possas cometer, isto poderá ser a salvação de outros.

QUARTO

O mais importante em ti será sempre o que está dentro.

QUINTO

Tens de continuar escrevendo em qualquer condição. Deves sempre deixar uma marca clara e legível, não importa o quão difícil seja a situação.

O lápis compreendeu, prometendo lembrar, e foi para a caixa ciente do desejo do seu criador.

Transpondo esta para nossa vida: lembre-as sempre e nunca te esqueças, e tornar-te-ás a melhor.

1 -Seremos capazes de grandes coisas, mas, somente se permitirmos ser sustentados pelas mãos de Deus e deixarmos que outros se aproximem para partilhar dos muitos dons que recebemos.

2 -De tempos em tempos experimentaremos sofrimentos profundos, ao enfrentar os vários problemas, mas isto será necessário para nos tornarmos fortes e perseverantes.

3- Seremos capazes de corrigir os nossos erros guiados por Deus, e crescer com eles.

4- O mais importante será sempre o que está dentro de nós, em nossos corações, a palavra de Deus (Salmos 119:11).

5 - Por onde andamos, deixamos nossas marcas. Não importa a situação, devemos continuar servindo a Deus em tudo, pois em tudo dai graças (I Tessalonicenses 5:18).

Todo mundo é como um lápis... Feito pelo Criador com um propósito único e especial. Compreender e lembrar permite-nos continuar a vida com significado no coração e na relação diária com Deus.

Que a Graça de Crito abunde mais e mais em nossas vidas e fale melhor em cada coração. Amém!

J.B